Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCezar, Taise Tadielo
dc.creatorNunes, Bárbara Cristine Bottino
dc.date.accessioned2019-01-28T14:48:20Z
dc.date.available2019-01-28T14:48:20Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15463
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018por
dc.description.abstractThis study seeks to analyze the relationship between democratic management and the Saeb (Basic Education Assessment System), focusing on data analysis related to the School Board, collected in a Brazilian questionary applied in 2015, by IDEB. The purpose of this study was to critically analyze the data from the SAEB questionary and to examine the challenges and possibilities faced by the interviewed directors, comparing with the authors studied in the field of school management, emphasizing the School Board showing the contributions of participatory management with focus on improving the pedagogical process. This was realized with a bibliographical and exploratory research, which conceptualized the democratic management focusing on the challenges faced by the manager in the implementation of the School Council and a qualitative methodology. In view of the study carried out we understand that in the state network the school council is active, meeting more than three times, showing that democratic and participatory management is taking place. The manager must provide a collective work, valuing the school community in the search of a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectSaeb (Sistema de avaliação da Educação Básica)por
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.titleOs desafios da gestão democrática através do conselho escolar: um estudo baseado no questionário do Saebpor
dc.title.alternativeThe challenges of democratic management through the school board: a study based on the Saeb questionnaireeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo busca analisar a relação entre gestão democrática e o Saeb – Sistema de avaliação da Educação Básica, dando enfoque à análise de dados referente ao Conselho escolar, coletados em um questionário da Prova Brasil aplicado em 2015, pelo IDEB. Este estudo teve como objetivo analisar criticamente os dados do questionário do SAEB e examinar os desafios e as possibilidades enfrentados pelos diretores entrevistados, confrontando com os autores estudados referentes ao campo da gestão escolar, dando ênfase ao Conselho escolar evidenciando as contribuições de uma gestão participativa com foco na melhoria do processo pedagógico. O mesmo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e exploratória, que conceituou a gestão democrática focando nos desafios enfrentados pelo gestor na efetivação do Conselho Escolar com uma metodologia qualitativa. Diante do estudo realizado entendemos que na rede estadual o conselho escolar é atuante, reunindo-se mais de três vezes, mostrando que a gestão democrática participativa está se efetivando. O gestor deve proporcionar um trabalho coletivo, valorizando a comunidade escolar, na busca de uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto