dc.contributor.advisor | Cezar, Taise Tadielo | |
dc.creator | Nunes, Bárbara Cristine Bottino | |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T14:48:20Z | |
dc.date.available | 2019-01-28T14:48:20Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15463 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | This study seeks to analyze the relationship between democratic management and the Saeb (Basic Education Assessment System), focusing on data analysis related to the School Board, collected in a Brazilian questionary applied in 2015, by IDEB. The purpose of this study was to critically analyze the data from the SAEB questionary and to examine the challenges and possibilities faced by the interviewed directors, comparing with the authors studied in the field of school management, emphasizing the School Board showing the contributions of participatory management with focus on improving the pedagogical process. This was realized with a bibliographical and exploratory research, which conceptualized the democratic management focusing on the challenges faced by the manager in the implementation of the School Council and a qualitative methodology. In view of the study carried out we understand that in the state network the school council is active, meeting more than three times, showing that democratic and participatory management is taking place. The manager must provide a collective work, valuing the school community in the search of a quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Saeb (Sistema de avaliação da Educação Básica) | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.title | Os desafios da gestão democrática através do conselho escolar: um estudo baseado no questionário do Saeb | por |
dc.title.alternative | The challenges of democratic management through the school board: a study based on the Saeb questionnaire | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo busca analisar a relação entre gestão democrática e o Saeb – Sistema de avaliação da Educação Básica, dando enfoque à análise de dados referente ao Conselho escolar, coletados em um questionário da Prova Brasil aplicado em 2015, pelo IDEB. Este estudo teve como objetivo analisar criticamente os dados do questionário do SAEB e examinar os desafios e as possibilidades enfrentados pelos diretores entrevistados, confrontando com os autores estudados referentes ao campo da gestão escolar, dando ênfase ao Conselho escolar evidenciando as contribuições de uma gestão participativa com foco na melhoria do processo pedagógico. O mesmo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e exploratória, que conceituou a gestão democrática focando nos desafios enfrentados pelo gestor na efetivação do Conselho Escolar com uma metodologia qualitativa. Diante do estudo realizado entendemos que na rede estadual o conselho escolar
é atuante, reunindo-se mais de três vezes, mostrando que a gestão democrática participativa está se efetivando. O gestor deve proporcionar um trabalho coletivo, valorizando a comunidade escolar, na busca de uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |