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dc.contributor.advisorCezar, Taise Tadielo
dc.creatorEscobar, Taise Acunha
dc.date.accessioned2019-01-28T15:00:31Z
dc.date.available2019-01-28T15:00:31Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15465
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018por
dc.description.abstractThis monograph documents the research and analysis of the elaboration of Pedagogical Projects of two schools of Early Childhood Education in the city of Uruguaiana, RS, bringing references that address and historicize issues involved in this environment such as School Management, Democratic Management and by implication the Pedagogical Project, which is valid as a curriculum for Early Childhood Education. Within these issues the topic of health was deepened, whether or not it was present in this school document, which is defined by the identity of a school. The qualitative research had the purpose of documentary analysis of the Pedagogical Projects, of the schools located in different neighborhoods and of social vulnerability of the city. Objective of the relationship and knowledge of how these projects approach and concretizes actions on health for its students considering that both attend children in need and of social and health risks. The analysis was carried out with the documentation arranged by the directions of the schools. The research was based on the referential of the disciplines of the specialization, in the light of authors authors on the subject, also were made searches in platform if electronic journals of the area of education, infantile education and health. The guidelines and laws also guided the studies, contributing to the formation of writings on and researches of the subject in question, that directly in the researches was little found but rather quite fragmented in several articles. It was proposed to analyze the documents of the schools also to make possible a comparative of approaches between school X and school Y, still finding gaps in the assembly of the document as a whole and also in the issue of the approach of actions for the promotion of health.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.titleAbordagens e relações da gestão escolar sobre saúde no projeto pedagógico de escolas municipais de Uruguaiana- RSpor
dc.title.alternativeApproaches and relationships of school management on health in the pedagogical project of Uruguaiana - RS municipal schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia documenta a pesquisa e análise da elaboração de Projetos Pedagógicos de duas escolas de Educação Infantil da cidade de Uruguaiana- RS, trazendo referenciais que abordam e historicizam questões envolvidas neste entorno como a Gestão Escolar, a Gestão Democrática e por implicação o Projeto Pedagógico, que é válido como currículo para a Educação Infantil. Dentro destas questões foi aprofundado o tema da saúde, se este mesmo estava ou não presente neste documento escolar, que se define por identidade de uma escola. A pesquisa qualitativa teve por finalidade análise documental dos Projetos Pedagógicos, das escolas situadas em bairros distintos e de vulnerabilidade social da cidade. Objetivando a relação e conhecimento de como estes projetos abordam e concretizam ações sobre saúde para seus alunos tendo em vista que ambas atendem crianças carentes e de riscos sociais e de saúde. A análise foi realizada com a documentação disposta pelas direções das escolas. A pesquisa foi baseada no referencial das disciplinasda especialização, a luz de autores pesquisadores sobre o assunto, também se realizou procuras em plataforma se revistas eletrônicas da área da educação, educação infantil e saúde. As diretrizes e leis também nortearam os estudos, contribuindo para a formação de escritas sobre e pesquisas do tema em questão, que diretamente nas pesquisas foi pouco encontrado mas sim bastante fragmentado em vários artigos. Se propôs ao analisar os documentos das escolas viabilizar também um comparativo de abordagens entra a escola X e a escola Y, encontrando ainda lacunas na montagem do documento como um todo e também na questão da abordagem de ações para a promoção da saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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