dc.contributor.advisor | Fernandes, Pâmela Franco | |
dc.creator | Adam, Maurício José | |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T10:38:09Z | |
dc.date.available | 2019-01-29T10:38:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15466 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work consists aims to analyze and identify the information and communication technologies used in a state public school in the municipality of Santa Cruz do Sul. Through an interview with members of the school's management team, as well as the analysis of the pedagogical political project, it was possible to identify where the technologies are used in the school and to carry out an analysis of the areas in which this type of tool could contribute even more to an efficient democratic management. The researched school has a good technological structure when related to the pedagogical question, but it lacks more tools for the management, having mainly in the communication with the community a lack in what it refers to the communicative efficiency, something that the technologies could and contribute a lot. Finally, this case study finds beyond the physical deficiencies related to technologies, a lack in the pedagogical project of the school, which does not refer to investments in digital tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Novas tecnologias e sua utilização na gestão escolar | por |
dc.title.alternative | New technologies and their use in school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe analisar e identificar as tecnologias de informação e comunicação utilizadas em uma escola pública estadual no município de Santa Cruz do Sul. Através de uma entrevista com membros da equipe diretiva da escola, assim como e a análise do projeto político pedagógico, foi possível identificar onde as tecnologias são utilizadas na escola e realizar uma análise de quais as áreas em que esse tipo de ferramenta poderia contribuir ainda mais para uma gestão democrática eficiente. A escola pesquisada apresenta uma boa estrutura tecnológica quando relacionado à questão pedagógica, mas carece de mais ferramentas para a gestão, tendo principalmente, na comunicação com a comunidade uma carência no que se refere a eficiência comunicativa, algo que as tecnologias poderiam e muito contribuir. Por fim, este estudo de caso constata além das carências físicas referentes as tecnologias, uma também carência no projeto pedagógico da escola, que não se refere a investimentos nas ferramentas digitais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |