Concepções de políticas públicas e gestão democrática dos professores de escola pública
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo propor um estudo baseada na temática e na legislação referente às Políticas Públicas e Gestão democrática na escola pública e na educação básica, com a pretensão de entender as concepções sobre o tema, a partir do conhecimento dos professores entrevistados. Com o propósito de identificar e analisar o papel do gestor e do grupo escolar e a sua importância na construção das relações democráticas, bem como os desafios na educação, abordando o desenvolvimento das ações das Políticas Públicas e Gestão Democrática presentes na escola. A metodologia utilizada foi a qualitativa, coleta de dados, por meio de entrevista aberta, aplicando um questionário destinado a gestora e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, situada no município de Jacuizinho/RS. A problemática do tema propõe compreender os desafios do gestor na promoção da participação das ações que fomentam a construção e reflexão da gestão democrática no sentido de garantir a participação da comunidade escolar e ampliar discussões visando à melhoria da qualidade na educação. Em torno das reflexões da gestão escolar, destaca-se identificar a importância e os princípios de uma gestão democrática e participativa, com intuito de compreender o Projeto Político Pedagógico-PPP como elemento orientador nas ações e propostas a serem desenvolvidas na escola, verificando a inserção deste, no contexto escolar no sentido de entender o que significa ser democrático para a comunidade escolar. A pesquisa está dividida em três momentos: Apanhado histórico da Gestão Democrática, Políticas Públicas no Brasil e Análise e discussões das entrevistas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: