dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Bertuzzi, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T12:23:55Z | |
dc.date.available | 2019-01-29T12:23:55Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15471 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work presents as study theme the school failure with focus on the reprobation os sexty year elementary School, from municipal school os elementar Arnaldo Grin Tea general objective, it intends to identify the causes os the trials and point out possible solutions in School Management. The specific objectives that guide it are: Analyze the history of school failure in Brazil; Characterize the community, the school and the neighborhood where the school is inserted; Identify data that demonstrate the high failure rates in the sixth year, highligting the problabe causes of disapproval; To point out possible solutions to (failures) reproof. As a method, a quantitative-qualitative bibliographic research waschosen. Besides data collection through the application of questionnaires Data analysis was performed basead on descriptive statistic analysis and content analysis. The main results found in this reaserch pointed out by hacher and students, as causes for school failure were: lack os Family encouragment, economic precariousness generating the need for students work lack of basic resouses, lack of school strategies and teachers to problem, beond the inadequate curricular structure. Becomig ineffective. On the part of the students, lack da rity on the importance of education as a possible means of social change. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reprovação no sexto ano | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Soluções | por |
dc.subject | Reprobation in the sixth year | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Solution | eng |
dc.title | Reprovação no sexto ano. O caso da EMEF Arnaldo Grin | por |
dc.title.alternative | Failure in sixth grade. EMEF Arnaldo Grin’s case | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como temática de estudo reprovação escolar com foco no sexto ano da EMEF Arnaldo Grin. Como objetivo geral, pretende identificar as causas da reprovação na EMEF Arnaldo Grin no sexto ano e apontar possíveis soluções fundamentado na Gestão Escolar. Para tanto, os objetivos específicos que o norteiam são: Analisar a história da reprovação escolar no Brasil; Caracterizar a comunidade, a escola e o bairro onde a escola está inserida; Identificar dados que comprovem os elevados índices de reprovação no sexto ano e as possíveis causas da reprovação; Apontar possíveis soluções para reprovação no sexto ano. Como método, optou-se por uma pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa, além de levantamento de dados através de aplicação de questionários. A análise dos dados foi realizada a partir da análise estatística descritiva e da análise de conteúdo. Os principais resultados nesta pesquisa apontados pelos docentes e discentes como causas para a reprovação escolar foram: falta de incentivo da família, necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, falta de recursos básicos, falta de estratégias da escola e professores para amenizar o problema, além da estrutura escolar e curricular pouco adequada. Por parte dos alunos, falta de clareza sobre a importância da educação como possível meio de mudança social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |