Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorMoraes, Viviane Carvalho
dc.date.accessioned2019-01-29T14:11:21Z
dc.date.available2019-01-29T14:11:21Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15477
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study intends to take advantage of multimedia resources as tools of work to approach the representation of women. Thus, it intends to promote reflection on society and the feminine universe, considering multimodal resources as mediators of actions within the school. The theoretical basis is anchored in the relationship of information and communication technologies - ICTs and education, its possibilities, proximities, from a pedagogical perspective based on the authors, Sibilia (2012), Santella (2013) and Martín ~ Barbero (2014) Rojo (2012), who emphasize the importance of exchanging knowledge in the classroom when using multimodal resources, allowing student self-reflection and autonomy. In this bias, the scenario of our study is action research with a qualitative analysis that can promote the collective construction of knowledge and reflection of the community involved. Especially among the students who have appropriated the multimodal resources and were part of the construction of the documentary "being a woman" disseminating new knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos multimodaispor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectAção educacionalpor
dc.subjectMultimodal resourceseng
dc.subjectGender relationseng
dc.subjectEducational actioneng
dc.titleA representação do universo feminino a partir do audiovisual como recurso didáticopor
dc.title.alternativeThe representation of the female universe from the audiovisual as a teaching resourceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo pretende apropriar-se dos recursos multimídia como ferramentas de trabalho para abordar a representação feminina. Assim, pretende promover reflexão sobre a sociedade e o universo feminino, tendo em vista os recursos multimodais como mediadores das ações no âmbito da escola. A base teórica está ancorada na relação das tecnologias da informação e comunicação - TICs e educação, suas possibilidades, proximidades, a partir de uma perspectiva pedagógica com base nos autores, Sibilia (2012), Santella (2013) e Martín~Barbero (2014) Rojo (2012) que salientam a importância de troca de saberes em sala de aula quando se utiliza de recursos multimodais, permitindo a autorreflexão e autonomia do aluno. Nesse viés, o cenário de nosso estudo é a pesquisa ação com uma análise qualitativa que pode promover a construção coletiva de conhecimento e reflexão da comunidade envolvida. Principalmente entre os estudantes que se apropriaram dos recursos multimodais e fizeram parte da construção do documentário “ser mulher” disseminando novos saberes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto