dc.creator | Schorn, Andreia Aparecida Liberali | |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T14:35:44Z | |
dc.date.available | 2019-01-29T14:35:44Z | |
dc.date.issued | 2018-01-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15478 | |
dc.description.abstract | A Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político brasileiro, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. Neste sentido, esta dissertação se insere na linha de pesquisa “Práticas Escolares e Públicas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem por tema o cotidiano da Educação Infantil. O objetivo da pesquisa é compreender qual o lugar dos bebês em uma escola de Ensino Fundamental. Tem por metodologia a abordagem qualitativa, a observação, registro em diário de campo, análise documental e experimentações como formas de produção de dados e a narrativa como forma de transformar em texto a experiência vivida. A fundamentação teórica gira em torno dos estudos sobre Educação Infantil, considerando autores como Barbosa (2006), Barbosa e Horn (2001, 2008), Carvalho e Rubiano (2004), Corsaro (2011), Freire (1996), Horn (2004), Malaguzzi (1999), Sarmento (2015), entre outros. Além de aprofundar os estudos sobre a temática, pretendeu-se relacionar e evidenciar a importância da escuta das vozes dos bebês dentro das práticas pedagógicas na Educação Infantil, entendendo-a como um elemento fundamental na organização dos espaços e dos tempos para a qualificação dos contextos educativos. A integração dos bebês em uma escola, também de Ensino Fundamental, constitui-se em um dos desafios postos à pesquisa. São implicações desse estudo que a escuta cotidiana dos bebês gerou um espaço efetivo de à participação e respeito aos direitos fundamentais das crianças pequenas. Evidenciou-se, por meio das práticas que quanto mais enriquecedor é o universo da escola, mais os bebês têm espaço para se manifestarem. A relevância da pesquisa mostrou-se ainda na possibilidade evidente de que essas experiências nos conduzem a fazer uma educação que não fragmente a Educação Infantil do Ensino Fundamental e reconheça os bebês como pessoas potentes e sujeitos de direitos. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Integração com o ensino fundamental | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Babies | eng |
dc.subject | Integration an elementary school | eng |
dc.title | O cotidiano na educação infantil: espaços, tempos, ações e o lugar dos bebês | por |
dc.title.alternative | The daily in early childhood education: spaces, times, actions and the place of babies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político brasileiro, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. Neste sentido, esta dissertação se insere na linha de pesquisa “Práticas Escolares e Públicas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem por tema o cotidiano da Educação Infantil. O objetivo da pesquisa é compreender qual o lugar dos bebês em uma escola de Ensino Fundamental. Tem por metodologia a abordagem qualitativa, a observação, registro em diário de campo, análise documental e experimentações como formas de produção de dados e a narrativa como forma de transformar em texto a experiência vivida. A fundamentação teórica gira em torno dos estudos sobre Educação Infantil, considerando autores como Barbosa (2006), Barbosa e Horn (2001, 2008), Carvalho e Rubiano (2004), Corsaro (2011), Freire (1996), Horn (2004), Malaguzzi (1999), Sarmento (2015), entre outros. Além de aprofundar os estudos sobre a temática, pretendeu-se relacionar e evidenciar a importância da escuta das vozes dos bebês dentro das práticas pedagógicas na Educação Infantil, entendendo-a como um elemento fundamental na organização dos espaços e dos tempos para a qualificação dos contextos educativos. A integração dos bebês em uma escola, também de Ensino Fundamental, constitui-se em um dos desafios postos à pesquisa. São implicações desse estudo que a escuta cotidiana dos bebês gerou um espaço efetivo de à participação e respeito aos direitos fundamentais das crianças pequenas. Evidenciou-se, por meio das práticas que quanto mais enriquecedor é o universo da escola, mais os bebês têm espaço para se manifestarem. A relevância da pesquisa mostrou-se ainda na possibilidade evidente de que essas experiências nos conduzem a fazer uma educação que não fragmente a Educação Infantil do Ensino Fundamental e reconheça os bebês como pessoas potentes e sujeitos de direitos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Salva, Sueli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8144640957398714 | por |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Nara Vieira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3258515109652211 | por |
dc.contributor.referee2 | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4821077407620769 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6868184331918819 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |