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dc.contributor.advisorDias, Adriele Delgado
dc.creatorGiehl, Janaína
dc.date.accessioned2019-01-30T10:45:12Z
dc.date.available2019-01-30T10:45:12Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15481
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work deals with the lost in translation in the construction of democratic management of the public school, effected by means of bibliographical research and field study. Aims to understand the key challenges to be overcome in the cnstrução of democratic management. Specifically, the goal is as well: understanding the perception of educators about the role of the Manager in contemporary education; reflect about the educators ' vision about the importance of the actions promoting participation in the completion of the democratic management; identify the challenges in the implementation of a democratic management; analyze the ways of democratic management in public school in the current context. To this end, part of theoretical concepts on the subject, taking the Federal Constitution (1988) as a reference instrument of education, whose principles are disciplined in Law of guidelines and Bases (LDB) paragraph 93.94/1996 of education, where you guide the actions of promotion of a democratic administration. There are references that narrate the evolution of this process in recent decades, as well as references that support the participation of the whole school community as imperative in this movement of democratization. The field study, for your time, was accomplished in schools E.M.E.F. Antonio Parreiras and E.M.E.F. Marcílio Dias. The results were analyzed qualitatively and point to the adoption of a conception of democratic management in public school, in accordance with the legal principles that determine, supplying the need of overcoming the challenge of expanding the participation of school community in the daily life of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectChallengeseng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleA construção da gestão democrática na escola pública: encontros e desencontrospor
dc.title.alternativeThe building of democratic management in public school: lost in translationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda os encontros e desencontros na construção da gestão democrática da escola pública, efetivado por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Tem como objetivo compreender os principais desafios a serem superados na construção da gestão democrática. De forma específica, objetiva-se também: compreender a percepção dos educadores acerca do papel do gestor na educação contemporânea; refletir acerca da visão dos educadores sobre a importância das ações promotoras de participação na efetivação da gestão democrática; identificar os desafios que se apresentam no movimento de implantação de uma gestão democrática; analisar os caminhos da gestão democrática na escola pública no contexto atual. Para tanto, parte de concepções teóricas acerca da questão, tomando a Constituição Federal (1988) como instrumento balizador da educação, cujos princípios estão disciplinados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº93.94/1996 da Educação, onde se amparam as ações de promoção de uma gestão democrática. Apresentam-se referenciais que narram a evolução desse processo nas últimas décadas, bem como referenciais que defendem a participação de toda a comunidade escolar como imperativo nesse movimento de democratização. O estudo de campo, por sua vez, efetivou-se nas escolas E.M.E.F. Antonio Parreiras e E.M.E.F. Marcílio Días. Os resultados foram analisados qualitativamente e apontam para a adoção de uma concepção de gestão democrática na escola pública, de acordo com os preceitos legais que a determinam, suprindo a necessidade de superação do desafio de ampliação da participação da comunidade escolar no cotidiano da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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