Gestão e políticas públicas de educação em uma escola bilíngue para surdos
Resumo
Nesta monografia, apresenta-se uma investigação sobre gestão e políticas públicas de educação em uma escola bilíngue para surdos, a qual foi desenvolvida a partir do seguinte problema de pesquisa: como se constituem os processos de gestão de uma escola bilíngue para surdos no contexto das políticas públicas de educação para surdos? Desse modo, o objetivo geral consistiu em compreender como se constituem esses processos de gestão. O referencial teórico foi constituído por tópicos que abordam gestão democrática e políticas públicas educacionais. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, sob os moldes de um Estudo de Caso. Nesse estudo, os sujeitos participantes foram os gestores de uma escola pública bilíngue para surdos, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados, privilegiou-se o questionário semiestruturado. Como modo de triangulação e fidedignidade dos dados produzidos por esse instrumento, recorreu-se à análise documental. As respostas dos sujeitos aos questionários foram submetidas à Análise Textual Discursiva, a qual possibilitou a emergência das seguintes categorias: Gestão em uma Escola Bilíngue para Surdos; Gestão e Participação; Gestão e Políticas Públicas para Surdos. Constatou-se que a gestão de uma escola bilíngue para surdos está situada em um campo complexo marcado por tensionamentos que envolvem as particularidades da cultura surda, a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão, as políticas públicas de educação e a subordinação aos órgãos governamentais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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