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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorFuck, Rafael Schilling
dc.date.accessioned2019-01-30T11:02:11Z
dc.date.available2019-01-30T11:02:11Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15483
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn this monograph, we presented a research about management and public policies of education in a bilingual school for deafs, which was developed from the following research problem: how are the management processes of a bilingual school for deaf students in the context of public education policies for deafs? In this way, the general objective was to understand how these management processes are constituted. The theoretical framework was elaborated by topics that deal with democratic management and educational public policies. To respond to the research problem and achieve its objectives, a qualitative research was developed, in the form of a Case Study. In this study, the participants were the managers of a bilingual public school for deafs, located in the interior of Rio Grande do Sul. For the production of the data, a semi-structured questionnaire was used as the main technique. As a way of triangulation and reliability of the data produced by this instrument, documentary analysis was used. The answers of the subjects to the questionnaires were submitted to the Discursive Textual Analysis, which enabled the emergence of the following categories: Management at a Bilingual School for Deafs; Management and Participation; Management and Public Policies for Deafs. It was found that the management of a bilingual school for deafs is situated in a complex field marked by tensions involving the particularities of the deaf culture, the participation of the school community in decision making, public education policies and subordination to government agencies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas públicas educacionais para surdospor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducação bilíngue para surdospor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducational public policies for deafseng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectBilingual education for deafseng
dc.titleGestão e políticas públicas de educação em uma escola bilíngue para surdospor
dc.title.alternativeManagement and public policies of education in a bilingual school for deafseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNesta monografia, apresenta-se uma investigação sobre gestão e políticas públicas de educação em uma escola bilíngue para surdos, a qual foi desenvolvida a partir do seguinte problema de pesquisa: como se constituem os processos de gestão de uma escola bilíngue para surdos no contexto das políticas públicas de educação para surdos? Desse modo, o objetivo geral consistiu em compreender como se constituem esses processos de gestão. O referencial teórico foi constituído por tópicos que abordam gestão democrática e políticas públicas educacionais. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, sob os moldes de um Estudo de Caso. Nesse estudo, os sujeitos participantes foram os gestores de uma escola pública bilíngue para surdos, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados, privilegiou-se o questionário semiestruturado. Como modo de triangulação e fidedignidade dos dados produzidos por esse instrumento, recorreu-se à análise documental. As respostas dos sujeitos aos questionários foram submetidas à Análise Textual Discursiva, a qual possibilitou a emergência das seguintes categorias: Gestão em uma Escola Bilíngue para Surdos; Gestão e Participação; Gestão e Políticas Públicas para Surdos. Constatou-se que a gestão de uma escola bilíngue para surdos está situada em um campo complexo marcado por tensionamentos que envolvem as particularidades da cultura surda, a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão, as políticas públicas de educação e a subordinação aos órgãos governamentais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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