Desafios e possibilidades de atuação do coordenador pedagógico: um estudo de caso de alunos oriundos das classes populares
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo para uma compreensão do trabalho e identidade do coordenador pedagógico na escola, nos tempos atuais. Assim, esta monografia, através da pesquisa qualitativa, teve como objetivo pesquisar os desafios e as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico no cotidiano de uma escola municipal de alunos oriundos das classes populares. A pesquisa utilizou como referência o levantamento de dados feito por meio de questionário com os professores da escola, no período de agosto/2018 até outubro/2018, a fim de obter respostas que apontassem seus pontos de vista sobre as demandas das quais a escola apresenta dificuldade para dar conta e como eles entendem que deve ser a formação continuada na escola. Conjuntamente, foi realizado um Estudo de Caso para entender melhor o caráter subjetivo da cultura organizacional da escola e o estudo bibliográfico de referenciais teóricos pertinentes ao assunto. Com base nas respostas dos professores, na observação do contexto pesquisado e dos estudos teóricos, o resultado revelou que o processo de aprendizagem dos membros da referida comunidade escolar precisa ser cada vez mais aprimorado e contínuo, já que a realidade muda, e, portanto, os saberes precisam sempre ser construídos, revistos, ampliados e comprometidos com o meio social. Conclui-se, com este estudo, que a figura do coordenador na escola é fundamental para articular um processo no qual a instituição seja uma comunidade de ensino e aprendizagem, que coletivamente irão refletir, planejar e agir na busca de atingir os objetivos previstos de garantia de aprendizagem de todos e qualidade da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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