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dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorGambino, Luciana Mattos
dc.date.accessioned2019-01-30T11:18:58Z
dc.date.available2019-01-30T11:18:58Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15484
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents a study to a understanding of the work and identity of the educational coordinator at the school nowadays. Thus, this paper, through a qualitative research, aimed to search the challenges and possibilities of the activities of educational coordinator in the daily life of a local school of students from low-income classes. The research used as reference data gathering done by means of a questionnaire given to school teachers from August/2018 to October/2018. This aimed to obtain answers that showed their point of views about the demands of which the school has difficulty in handling and as they understand that they should have a continued training at school. At the same, a case study was carried out to better understand the subjective character of the school organizational culture and the bibliographical study of theoretical references relevant to the subject. Based on the teachers’ answers, when observing the context researched and theoretical studies the result showed that the learning process of the members of that school community needs to be increasingly enhanced and continuous. As the reality changes and therefore the knowledge always needs to be built, revised, enlarged and committed to the social environment. To sum up, this study shows that the coordinator at school is fundamental to articulating a process in which the institution is a community of teaching and learning. This collectively will reflect, plan and act in seeking to achieve the objectives provided for guaranteeing learning for everyone and quality of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectEducational coordinationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectQuality of educationeng
dc.titleDesafios e possibilidades de atuação do coordenador pedagógico: um estudo de caso de alunos oriundos das classes popularespor
dc.title.alternativeChallenges and opportunities for the educational coordinator: a case study of students from low-income classeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo para uma compreensão do trabalho e identidade do coordenador pedagógico na escola, nos tempos atuais. Assim, esta monografia, através da pesquisa qualitativa, teve como objetivo pesquisar os desafios e as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico no cotidiano de uma escola municipal de alunos oriundos das classes populares. A pesquisa utilizou como referência o levantamento de dados feito por meio de questionário com os professores da escola, no período de agosto/2018 até outubro/2018, a fim de obter respostas que apontassem seus pontos de vista sobre as demandas das quais a escola apresenta dificuldade para dar conta e como eles entendem que deve ser a formação continuada na escola. Conjuntamente, foi realizado um Estudo de Caso para entender melhor o caráter subjetivo da cultura organizacional da escola e o estudo bibliográfico de referenciais teóricos pertinentes ao assunto. Com base nas respostas dos professores, na observação do contexto pesquisado e dos estudos teóricos, o resultado revelou que o processo de aprendizagem dos membros da referida comunidade escolar precisa ser cada vez mais aprimorado e contínuo, já que a realidade muda, e, portanto, os saberes precisam sempre ser construídos, revistos, ampliados e comprometidos com o meio social. Conclui-se, com este estudo, que a figura do coordenador na escola é fundamental para articular um processo no qual a instituição seja uma comunidade de ensino e aprendizagem, que coletivamente irão refletir, planejar e agir na busca de atingir os objetivos previstos de garantia de aprendizagem de todos e qualidade da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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