Associação de pais e mestres de escola de educação infantil: ações e desafios para efetivação da gestão democrática participativa
Abstract
A presente pesquisa objetivou compreender quais as ações que uma Associação de Pais e Mestres de escola de educação infantil, da cidade de Novo Hamburgo/RS, consolida, contribuindo para a efetivação da gestão democrática participativa, considerando suas características e desafios de seu contexto. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Libâneo (2012) e Lück (2006; 2013), assim como nas políticas educacionais vigentes. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa-quantitativa, através da realização de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, questionário com professores, funcionários e pais da Associação de Pais e Mestres, observação de uma reunião da Associação de Pais e Mestres, além de análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição e do Estatuto da Associação de Pais e Mestres. A partir do aporte teórico e metodológico, analisou-se as questões que emergiram dos dados, os quais evidenciaram que a gestão escolar está sendo realizada dentro dos princípios da democracia e que existem espaços e momentos para que todos possam participar das tomadas de decisões. Percebeu-se que a Associação de Pais e Mestres é um mecanismo democrático da escola e que vem contribuindo com a qualificação dos espaços ofertados às crianças e no desenvolvimento da proposta pedagógica, contudo, apontou-se que a baixa participação de todos os segmentos prejudica um trabalho democrático efetivo, tornando-se um desafio para a equipe gestora promover o engajamento de todos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: