Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro
dc.creatorTechio, Gabriel Bressan
dc.date.accessioned2019-01-31T10:33:59Z
dc.date.available2019-01-31T10:33:59Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15493
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe purpose of this article is to perform a study of the integration of a conversational agent into the virtual learning object LASE (Learning About Software Engineering), LASE is an object with the inten-tion of strengthening and modifying the teaching methods used in the classroom, bringing greater in-teractivity between the student and content developed in software engineering. The conversational agent is developed in AIML language based on XML, containing a knowledge base which was fed with several areas of software engineering, as well as standards already developed in ChatterBot A.L.I.C.E. The integration is done via HTML and through the resources made available by Pandorabots. In the research also a systematic review was developed with the objective of creating a study that was very concentrated in the educational context of Chatterbots. Validation was applied to software engineering students, and the integration of the agent based on the applied questionnaire was satisfactory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAIML (Artificial Intelligence Markup Language)eng
dc.subjectChatterbotseng
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectRevisão sistemáticapor
dc.subjectAdaptationeng
dc.titleIntegração de um agente conversacional ao objeto virtual de aprendizagem LASEpor
dc.title.alternativeIntegration of a conversational agent to the virtual learning object LASEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem objetivo de realizar um estudo de integração de um agente conversacional ao objeto virtual de aprendizagem LASE (Learning About Software Engineering), o LASE é um objeto com o intuito de fortalecer e modificar os métodos de ensino utilizados em sala de aula, trazendo uma maior interatividade entre o aluno e o conteúdo desenvolvido em engenharia de software. O agente conversacional é desenvolvido em linguagem AIML baseada em XML, contendo uma base de conhe-cimento a qual foi alimentada com diversas áreas da engenharia de software, assim como padrões já desenvolvidos no ChatterBot A.L.I.C.E. A integração é feita via HTML e por meio dos recursos dispo-nibilizados pelo Pandorabots. Na pesquisa também foi desenvolvida uma revisão sistemática com o objetivo de criar um estudo amplamente concentrado no contexto educacional dos Chatterbots. A validação foi aplicada aos alunos de engenharia de software, tendo como resultado satisfatório a in-tegração do agente com base no questionário aplicado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto