dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Erthal, Aline Rosângela Seidel | |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T13:55:17Z | |
dc.date.available | 2019-01-31T13:55:17Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15500 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research work aims to understand the role of school management in the face of the challenges that arise in the interpersonal relationship of the professionals of a school, the municipal network of Nova Candelária / RS. It is a qualitative-quantitative research, with research methodology of the case study type, according to Yin (2001). The theoretical contribution of the study was based on already published works on democratic school management and interpersonal relations, being the main authors Castilho (1996), Lück (2006; 2008) and Ferreira (2007). To collect data, a questionnaire was used as a research tool, delivered to all school employees. As a result, it was observed that the role of mediator of work, which happens in the school space, is the responsibility of the manager, and that the consolidation of democratic school management is a positive factor in the construction of interpersonal relations, favorable in the work environment, since this gives the management team greater autonomy to perform its function. In this direction, the decentralization of power, based on the principles of democratic school management, guarantees a collaborative work with the school community and the group of professionals, favoring the effective participation of all and making them valued and heard during the course the process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Equipe de profissionais | por |
dc.subject | Interpersonal relationships | eng |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | Team of professionals | eng |
dc.title | A gestão escolar e as relações interpessoais em uma escola municipal de Nova Candelária/RS | por |
dc.title.alternative | School management and interpersonal relations in a municipal school of Nova Candelária/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral compreender o papel da gestão escolar diante dos desafios que surgem no relacionamento interpessoal das profissionais de uma escola da rede municipal de Nova Candelária/RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com metodologia de investigação do tipo estudo de caso conforme Yin (2001). O aporte teórico do estudo baseou-se em obras já publicadas sobre gestão escolar democrática e relações interpessoais, sendo os principais autores Castilho (1996), Lück (2006; 2008) e Ferreira (2007). Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário entregue às 30 profissionais que atuam na escola participante do estudo que exercem diferentes atribuições, dentre elas, professoras, atendentes de creche, monitoras e funcionárias. Como resultado observou-se que cabe à equipe gestora o papel de mediadora do trabalho que acontece no espaço escolar e que a consolidação da gestão escolar democrática é fator positivo na construção de relações interpessoais favoráveis no ambiente de trabalho, uma vez que esta proporciona à equipe gestora maior autonomia para desempenhar sua função. Nesta direção, a descentralização do poder a partir dos princípios da gestão escolar democrática garante um trabalho em regime colaborativo com a comunidade escolar e com o grupo de profissionais favorecendo a participação efetiva de todos e fazendo com que sejam valorizados e ouvidos no decorrer do processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |