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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorErthal, Aline Rosângela Seidel
dc.date.accessioned2019-01-31T13:55:17Z
dc.date.available2019-01-31T13:55:17Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15500
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research work aims to understand the role of school management in the face of the challenges that arise in the interpersonal relationship of the professionals of a school, the municipal network of Nova Candelária / RS. It is a qualitative-quantitative research, with research methodology of the case study type, according to Yin (2001). The theoretical contribution of the study was based on already published works on democratic school management and interpersonal relations, being the main authors Castilho (1996), Lück (2006; 2008) and Ferreira (2007). To collect data, a questionnaire was used as a research tool, delivered to all school employees. As a result, it was observed that the role of mediator of work, which happens in the school space, is the responsibility of the manager, and that the consolidation of democratic school management is a positive factor in the construction of interpersonal relations, favorable in the work environment, since this gives the management team greater autonomy to perform its function. In this direction, the decentralization of power, based on the principles of democratic school management, guarantees a collaborative work with the school community and the group of professionals, favoring the effective participation of all and making them valued and heard during the course the process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectEquipe de profissionaispor
dc.subjectInterpersonal relationshipseng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectTeam of professionalseng
dc.titleA gestão escolar e as relações interpessoais em uma escola municipal de Nova Candelária/RSpor
dc.title.alternativeSchool management and interpersonal relations in a municipal school of Nova Candelária/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral compreender o papel da gestão escolar diante dos desafios que surgem no relacionamento interpessoal das profissionais de uma escola da rede municipal de Nova Candelária/RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com metodologia de investigação do tipo estudo de caso conforme Yin (2001). O aporte teórico do estudo baseou-se em obras já publicadas sobre gestão escolar democrática e relações interpessoais, sendo os principais autores Castilho (1996), Lück (2006; 2008) e Ferreira (2007). Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário entregue às 30 profissionais que atuam na escola participante do estudo que exercem diferentes atribuições, dentre elas, professoras, atendentes de creche, monitoras e funcionárias. Como resultado observou-se que cabe à equipe gestora o papel de mediadora do trabalho que acontece no espaço escolar e que a consolidação da gestão escolar democrática é fator positivo na construção de relações interpessoais favoráveis no ambiente de trabalho, uma vez que esta proporciona à equipe gestora maior autonomia para desempenhar sua função. Nesta direção, a descentralização do poder a partir dos princípios da gestão escolar democrática garante um trabalho em regime colaborativo com a comunidade escolar e com o grupo de profissionais favorecendo a participação efetiva de todos e fazendo com que sejam valorizados e ouvidos no decorrer do processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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