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dc.contributor.advisorVedoin, Andreia
dc.creatorScalamato, Angelita Tomazetti
dc.date.accessioned2019-01-31T14:13:13Z
dc.date.available2019-01-31T14:13:13Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15501
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research aims to understand the meaning attributed to secondary education by students living in the Lorenzi neighborhood, located in Santa Maria / RS, together investigate the proposals of the 8th Education Coordination to guarantee the access and permanence of these Lorenzi students / residents in High School. The research is qualitative and for the results to be satisfactory, we opted for the semi-structured interview. We interviewed students who completed their studies at E.M.E.F. CAIC "Luizinho de Grandi" during the years 2015, 2016 and 2017 and who are currently studying at the Luís Guilherme do Prado Veppo State Institute, both located in the South zone of Santa Maria / RS. The results show us that the sense attributed to High School is the opportunity to obtain greater knowledge and thus prepare them for life. The influence in relation to their educational choices, comes from the family, and therefore their social environment, has a weight in the permanence of these in the school. The role of the school for these students is significant and with that, it becomes meaningful, as they envision a better future with the knowledge acquired in these spaces and this condition may allow a transformation in their lives. The Educational Management, portrayed through the 8th CRE, showed that although there are laws that support the access and permanence of young people in High School, there is still little that they do to guarantee this right. It is evident, therefore, the need of the school together with its school community to reflect on the sense of the High School for its students. The participation of the subjects involved in the educational process is extremely important for us to have a quality and democratic education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectSenseeng
dc.titleAcesso e permanência no ensino médio de estudantes do bairro Lorenzi - Santa Maria/RS: reflexões sobre a importância da gestão educacionalpor
dc.title.alternativeAccess and stay in high school students from the Lorenzi - Santa Maria/RS: reflections on the importance of educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa possui como objetivo entender o sentido atribuído ao Ensino Médio pelos alunos moradores do Bairro Lorenzi, localizada em Santa Maria/RS, juntamente identificar quais as propostas da 8ª Coordenadoria de Educação para garantir o acesso e a permanência desses alunos/moradores do Bairro Lorenzi no Ensino Médio. A pesquisa é de caráter qualitativo e para que os resultados fossem satisfatórios, optou-se pela entrevista semiestruturada. Foram entrevistados alunos que concluíram seus estudos na E.M.E.F. CAIC “Luizinho de Grandi”, durante os anos de 2015, 2016 e 2017 e que estão estudando, atualmente, no Instituto Estadual Luís Guilherme do Prado Veppo, ambas localizadas na zona Sul de Santa Maria/RS. Os resultados nos mostram que o sentido atribuído ao Ensino Médio é pela oportunidade de obter maiores conhecimentos e assim prepara-los para a vida. A influência em relação as suas escolhas educacionais, é oriunda da família, portanto o seu meio social, possui um peso na permanência destes na escola. O papel da escola para estes alunos é significativo e com isso, passa a ter sentido, pois vislumbram um futuro melhor com os conhecimentos adquiridos nestes espaços e esta condição poderá permitir uma transformação em suas vidas. A Gestão Educacional, retratada através da 8ª CRE, demostrou que embora existam leis que amparem o acesso e permanência dos jovens no Ensino Médio, ainda é pouco o que fazem para garantir este direito. Fica evidente, assim, a necessidade da escola juntamente com a sua comunidade escolar refletir sobre o sentido do Ensino Médio para os seus alunos. A participação dos sujeitos envolvidos no processo educacional é de extrema importância para que tenhamos uma educação de qualidade e democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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