Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVedoin, Andreia
dc.creatorRodriguez, Karla Valéria da Costa
dc.date.accessioned2019-01-31T14:27:17Z
dc.date.available2019-01-31T14:27:17Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15503
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work discusses the democratic management and the political-pedagogical project, with the central objective of analyzing how the process of re-elaboration of the Political Pedagogical Project has taken place, verifying to what extent the school management favored the democratic construction of this process in a unit of education. The research was carried out in a municipal public school in Alegrete - RS, and was developed through a case study, with PPP analysis and interviews involving the members of the School Council. The work consisted of two parts: the first consists of a literary review addressing the historicity of School Management and the various aspects of democratic management around the Political-Pedagogical Project. The second part consists of presenting the results of a case study. The research revealed that in the school studied PPP is elaborated collectively and there is an active participation of the school community in the management processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectConstrução coletivapor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectCollective constructioneng
dc.titleGestão escolar democrática: perspectivas e possibilidadespor
dc.title.alternativeDemocratic school management: perspectives and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho discute acerca da gestão escolar democrática e do projeto político-pedagógico de uma escola. Tendo como objetivo central analisar como se deu o processo de re (elaboração) do Projeto Político Pedagógico, verificando em que medida a gestão da escola favoreceu a construção democrática desse processo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Alegrete – RS, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso, com análise do PPP e aplicação de entrevistas envolvendo os componentes do Conselho Escolar. O trabalho constituiu-se de duas partes: a primeira consiste em uma revisão literária abordando a historicidade da administração/ gestão escolar e os diversos aspectos da gestão democrática a cerca do Projeto Político-Pedagógico. A segunda parte consiste na apresentação dos resultados do estudo de caso. A pesquisa revelou que na escola estudada o PPP é elaborado de forma coletiva e existe uma participação ativa da comunidade escolar nos processos de gestão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto