dc.contributor.advisor | Vedoin, Andreia | |
dc.creator | Alves, Elvira Prestes Cardozo | |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T15:00:22Z | |
dc.date.available | 2019-01-31T15:00:22Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15504 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work deals with the democratic management and the continued formation of teachers, with the objective is
to analyze the extent to which the school's management team provides continued formation for primary school
teachers in a public school. We looked for an answer to the following problem: How can management contribute
to the continued formation of teachers in a public school in Santana do Livramento? Therefore, a field
investigation was carried out, with a qualitative approach, of the case study type, in a State High School in the
department of Santana do Livramento / RS. The information was collected by conducting interviews with
teachers and school management team: four (4) teachers, One (1) pedagogical coordinator, One Manager (1).
Through the analysis of the interviews, it was observed that there is consensus among all the interviewees about
the importance of democratic management as a space for the promotion of continued formation, involving
everyone in the quest to improve the quality of education. However, some difficulties were detected to make
effective this participation, related to the teacher's workload, the working days in more than one school, the few
resources available to hire panelists or even offer offices and courses by school managers, demotivation of some
of them to participate in the actions taken by the schools. The results still point to the need for the school to
promote more effective mechanisms to mobilize teachers in the participation creating spaces where the
continued formation is propitiated, without the management ceases to be democratic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestor democrático | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Democratic manager | eng |
dc.subject | Continued formation | eng |
dc.title | A gestão democrática e a formação continuada dos professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Santana do Livramento | por |
dc.title.alternative | The democratic management and the continued formation of primary teachers: a case study in a public school in the department of Santana do Livramento | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a gestão democrática e a formação continuada dos professores, tendo como objetivo
analisar em que medida a equipe gestora escolar pode contribuir para a formação continuada dos professores de
uma escola pública estadual de Santana do Livramento. Buscou-se responder a seguinte problematização: de que
maneira a gestão pode contribuir na formação continuada dos professores de uma escola pública de Santana do
Livramento? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em
uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Santana do Livramento/RS. As informações foram
coletadas mediante realização de entrevistas com os professores e equipe gestora da escola: quatro (6)
professores, Uma (1) coordenadora pedagógica, Uma diretora (1). Através da analise das entrevistas, percebe-se
que há consenso entre todos os entrevistados sobre a importância da gestão democrática como espaço de
promoção da formação continuada envolvendo todos na busca por melhorias na qualidade da educação. Detectase
algumas dificuldades para efetivar essa participação, relacionadas à carga horária do professor, às jornadas de
trabalho em mais de uma escola, aos poucos recursos disponíveis para contratar palestrantes ou mesmo oferecer
oficinas e cursos por parte dos gestores da escola, à desmotivação de alguns para participar das ações
promovidas pelas escolas. Os resultados ainda apontam para a necessidade da escola promover mecanismos mais
eficazes para mobilizar os professores na participação, criando espaços onde a formação continuada seja
propiciada, sem que a gestão deixe de ser democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |