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dc.contributor.advisorVedoin, Andreia
dc.creatorAlves, Elvira Prestes Cardozo
dc.date.accessioned2019-01-31T15:00:22Z
dc.date.available2019-01-31T15:00:22Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15504
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work deals with the democratic management and the continued formation of teachers, with the objective is to analyze the extent to which the school's management team provides continued formation for primary school teachers in a public school. We looked for an answer to the following problem: How can management contribute to the continued formation of teachers in a public school in Santana do Livramento? Therefore, a field investigation was carried out, with a qualitative approach, of the case study type, in a State High School in the department of Santana do Livramento / RS. The information was collected by conducting interviews with teachers and school management team: four (4) teachers, One (1) pedagogical coordinator, One Manager (1). Through the analysis of the interviews, it was observed that there is consensus among all the interviewees about the importance of democratic management as a space for the promotion of continued formation, involving everyone in the quest to improve the quality of education. However, some difficulties were detected to make effective this participation, related to the teacher's workload, the working days in more than one school, the few resources available to hire panelists or even offer offices and courses by school managers, demotivation of some of them to participate in the actions taken by the schools. The results still point to the need for the school to promote more effective mechanisms to mobilize teachers in the participation creating spaces where the continued formation is propitiated, without the management ceases to be democratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestor democráticopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectDemocratic managereng
dc.subjectContinued formationeng
dc.titleA gestão democrática e a formação continuada dos professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Santana do Livramentopor
dc.title.alternativeThe democratic management and the continued formation of primary teachers: a case study in a public school in the department of Santana do Livramentoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a gestão democrática e a formação continuada dos professores, tendo como objetivo analisar em que medida a equipe gestora escolar pode contribuir para a formação continuada dos professores de uma escola pública estadual de Santana do Livramento. Buscou-se responder a seguinte problematização: de que maneira a gestão pode contribuir na formação continuada dos professores de uma escola pública de Santana do Livramento? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Santana do Livramento/RS. As informações foram coletadas mediante realização de entrevistas com os professores e equipe gestora da escola: quatro (6) professores, Uma (1) coordenadora pedagógica, Uma diretora (1). Através da analise das entrevistas, percebe-se que há consenso entre todos os entrevistados sobre a importância da gestão democrática como espaço de promoção da formação continuada envolvendo todos na busca por melhorias na qualidade da educação. Detectase algumas dificuldades para efetivar essa participação, relacionadas à carga horária do professor, às jornadas de trabalho em mais de uma escola, aos poucos recursos disponíveis para contratar palestrantes ou mesmo oferecer oficinas e cursos por parte dos gestores da escola, à desmotivação de alguns para participar das ações promovidas pelas escolas. Os resultados ainda apontam para a necessidade da escola promover mecanismos mais eficazes para mobilizar os professores na participação, criando espaços onde a formação continuada seja propiciada, sem que a gestão deixe de ser democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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