Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática: alguns limites e possibilidades
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2017-08-21Metadatos
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Esta dissertação de mestrado vem contribuir para a efetivação da Gestão democrática através do fortalecimento dos Conselhos Escolares, trazendo alguns limites e possibilidades encontrados neste tema. Tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: poderá o conselho escolar caracterizar efetivamente uma Gestão Democrática no contexto das Instituições de Ensino? Como objetivo geral busca: analisar o processo de descentralização do poder com vistas a democratizar as relações de gestão da escola a partir da atuação do conselho escolar em escolas de educação pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, tipo estudo de multicasos, se utilizando de questionários, análise documental e grupos focais, tendo como campo de pesquisa escolas da rede pública de Santa Maria e como sujeitos os integrantes dos Conselhos Escolares. Apresento como resultado da pesquisa indícios da fragilidade dos conselhos escolares, tendo na conclusão, após tabulação da pesquisa, sido verificada a falta de formação dos gestores e dos conselheiros, o que vem comprovar como ponto alto desta pesquisa que é preciso urgentemente o poder público juntamente com as instituições escolares proporcionar a formação de todos envolvidos neste processo de fortalecimento dos Conselhos Escolares, ou seja, toda comunidade escolar. O produto final desta pesquisa foi a construção de um protocolo com sugestões de atividades que foram vivenciados na escola de aplicação visando o fortalecimento do conselho escolar.
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