A importância da família na gestão democrática da escola
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de compreender a importância da família nas ações e decisões da escola, visando uma gestão democrática. Os objetivos específicos são: verificar como ocorre a participação das famílias dentro da escola, identificar as ações realizadas em parceria família/escola e discutir a relevância de uma gestão democrática. Nossa pesquisa foi realizada no Instituto Estadual Polivalente, no município de Soledade/RS. O problema de pesquisa é: Como a família participa das ações e decisões da escola frente a uma gestão democrática? A importância da família na gestão democrática da escola é o objeto da presente pesquisa. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas feitas com sete pais de alunos, contendo seis questões, cujas respostas foram subjetivas. Os resultados denotam que os pais reconhecem a importância da gestão da escola, sabendo a importância de sua participação no ambiente escolar, que se dá em reuniões, atividades diversas da escola e quando são chamados para uma conversa. Além disso, identificamos que estes pais consideram importante a existência de uma gestão democrática na escola e de terem sua voz ativa no processo educativo. Sendo assim, concluímos que a participação da família na gestão democrática da escola é um aprendizado tanto para a família como para a escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: