A gestão pedagógica nos diferentes espaços da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis - APAE
Resumen
A educação especial se constituí em um campo de conhecimento em construção, e
nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem
evidenciado a importância desta. Deste modo, a presente pesquisa se justifica por ser
um estudo no âmbito da gestão pedagógica na educação especial. Teve como
objetivo geral reconhecer as características e possíveis relações entre a gestão
pedagógica empregada nos diferentes espaços de ensino da Escola de Educação
Especial São Francisco de Assis - APAE. O aporte teórico esta baseado em Ferreira
(2008), Vieira (2007) e Vigotsky (1989). Na busca por responder à problemática, e
desta forma reconhecer a gestão pedagógica aplicada dentro destes diferentes
espaços de ensino dessa escola, realizou-se pesquisa de cunho qualitativo. Para a
coleta de dados foi utilizado um questionário, aplicado junto a quatro profissionais da
referida instituição, sendo que três destes atuam nas salas de aula da escola especial
e uma é responsável pela sala de AEE. Por meio da pesquisa, foi possível perceber
quão semelhantes são as práticas adotas perante o aluno com deficiência ainda que
em espaços diferentes, notando-se a constante preocupação por uma gestão
pedagógica que reconheça o aluno como sujeito único em suas especificidades e
necessidades.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: