Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorKrämer, Caroline
dc.date.accessioned2019-02-01T11:38:15Z
dc.date.available2019-02-01T11:38:15Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15510
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph emerges from the necessity to seek opinions about Individualized Educational Plan (PEI) which is being implemented at APAES as a base for the pedagogical planning, being an educator’s aid who looks for an individual way, to work out specific needs of the students with special educational needs. The teacher will create a plan for each student, starting from the particularities of each student inserted in his classroom. In this sense, the research problematic was: What are the teacher’s challenges and possibilities with the Individualized Educational Plan (PEI) in an special educational school’s classroom? The research’s general objective was to understand the difficulties and possibilities of the PEI in the classroom. To deal with this problematic a case study was used as a research methodology, an open and closed question’s questionnaire was used as instrument. The research’s subjects were a special educator, a pedagogical coordinator and a manager of Tres Passos/RS APAE. From the research questionnaires analyzes was possible to notice how PEI will contribute with students and teachers of special schools with the elaboration and execution of school’s planning, together with the educator’s possibility to be the manager in his classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPlano educacional individualizadopor
dc.subjectAPAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais)por
dc.subjectTeachereng
dc.subjectIndividualized educational planeng
dc.titleImplementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) na APAE de Três Passos - RS: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeTeacher’s challenges and possibilities in a classroom with Individualized Educational Plan (PEI) implementation in Três Passos APAEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia emergiu da necessidade de pesquisar acerca do PEI (Plano Educacional Individualizado) o qual está sendo implementado nas APAES como base para o planejamento pedagógico, sendo o PEI um subsidio que vem ao encontro do educador que busca de uma forma individual, trabalhar as necessidades específicas do aluno com necessidades educacionais especiais. Pois, o mesmo realizará um plano para cada educando, partindo assim das particularidades de cada sujeito inserido em sua sala de aula. Nesse sentido, a problemática de pesquisa: Quais os desafios e as possibilidades do professor com o plano educacional individualizado (PEI) em uma sala de aula de uma escola de educação especial? O objetivo geral da pesquisa foi compreender quais as dificuldades e as possibilidades do PEI em sala de aula. E para dar conta dessa problemática foi usada como metodologia de pesquisa um estudo de caso, como instrumentos utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. As colaboradoras da pesquisa foram uma educadora especial, uma coordenadora pedagógica e uma gestora da APAE de Três Passos/RS. A partir das análises dos questionários foi possível perceber o quanto o PEI contribuirá com os alunos e os professores das escolas especiais na elaboração e na realização dos planejamentos escolares, junto a uma gestão que permite ao educador ser o gestor pedagógico em sua sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto