A participação da família nas atividades de uma escola de educação infantil
Resumo
O presente trabalho de monografia do curso de Gestão Educacional, apresenta uma análise sobre a participação das famílias nas atividades de uma escola pública de Educação Infantil na cidade de Sobradinho- RS. A pesquisa teve como objetivo analisar a frequência e a participação dos pais nas atividades que envolvem a escola, proporcionar uma reflexão sobre a gestão democrática e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo e colaborar para a conscientização da participação no processo e acompanhamento da vida escolar das crianças em parceria com a escola. A investigação ocorreu através de uma pesquisa qualitativa, com base na minha vivencia diária como monitora na escola e através de questionário enviado para as famílias da turma do maternal, de uma escola pública de Educação Infantil. Tais reflexões partem das teorias de Dourado (2007), Libâneo (2004), Souza (2002), Andre (2003), Costa (2006), Veiga (1998), Souza (2009), Oliveira (2011), Fortunati (2014) a qual abordam algumas reflexões sobre Gestão Democrática e participação da família dentro da escola de Educação Infantil. Podemos perceber com a análise das respostas é que participação existe nas atividades, apenas algumas famílias participam mais do que outras, quando solicitado a pedido da direção não demonstrando iniciativa própria de envolvimento, mas estão conscientes da importância de participar mais da vida escolar da criança.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1013]
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