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dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorSouza, Michelle Ferraz de
dc.date.accessioned2019-02-01T12:06:50Z
dc.date.available2019-02-01T12:06:50Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15512
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work of monograph of the course of Educational Management, presents an analysis on the participation of the families in the activities of a public school of Early Childhood Education in the city of Sobradinho - RS. The aim of the research was to analyze the frequency and participation of parents in the activities that involve the school, to provide a reflection on the democratic management and the role of the manager in order to guarantee the participation of the school community in the pedagogical, financial and administrative decisions and to collaborate in the awareness of participation in the process and follow-up of children's school life in partnership with the school. The research was carried out through a qualitative research, based on my daily experience as a teacher in the school and through a questionnaire sent to the families of the maternal class of a public school of Early Childhood Education. These reflections start from the theories of Dourado (2007), Souza (2002), Andre (2003), Costa (2006), Veiga (1998), Souza (2009), Oliveira (2011), Fortunati which addresses some reflections on Democratic Management and family participation within the School of Early Childhood Education. We can perceive with the analysis of the answers that participation exists in the activities, only some families participate more than others, when requested at the request of the direction not demonstrating own initiative of involvement, but are aware of the importance of participating more of the school life of the child.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectDemocraticeng
dc.titleA participação da família nas atividades de uma escola de educação infantilpor
dc.title.alternativeThe participation of the family in the activities of a school of children educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia do curso de Gestão Educacional, apresenta uma análise sobre a participação das famílias nas atividades de uma escola pública de Educação Infantil na cidade de Sobradinho- RS. A pesquisa teve como objetivo analisar a frequência e a participação dos pais nas atividades que envolvem a escola, proporcionar uma reflexão sobre a gestão democrática e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo e colaborar para a conscientização da participação no processo e acompanhamento da vida escolar das crianças em parceria com a escola. A investigação ocorreu através de uma pesquisa qualitativa, com base na minha vivencia diária como monitora na escola e através de questionário enviado para as famílias da turma do maternal, de uma escola pública de Educação Infantil. Tais reflexões partem das teorias de Dourado (2007), Libâneo (2004), Souza (2002), Andre (2003), Costa (2006), Veiga (1998), Souza (2009), Oliveira (2011), Fortunati (2014) a qual abordam algumas reflexões sobre Gestão Democrática e participação da família dentro da escola de Educação Infantil. Podemos perceber com a análise das respostas é que participação existe nas atividades, apenas algumas famílias participam mais do que outras, quando solicitado a pedido da direção não demonstrando iniciativa própria de envolvimento, mas estão conscientes da importância de participar mais da vida escolar da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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