dc.contributor.advisor | Schmidt, Carlo | |
dc.creator | Lehnhart, Gabriela Brutti | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:10:13Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:10:13Z | |
dc.date.issued | 2018-11-19 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15516 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | The literature in the field of Education points out that the pedagogical practices of
teachers of students with autism have proven challenging. In this context, the PeerMediated Intervention (IMP) has shown promise in the international scenario, although
still little known in the Brazilian reality, by promoting the development of social skills
and students learning. The IMP occurs through mediation established between
colleagues and the student with disabilities, in which the first ones are guided by their
teachers or the special educator on mediation that they will do with their colleague with
autism in the tasks. The IMP has advantages as an aid to the teacher in the classroom,
increasing the time that the student with autism remains e ngaged in their tasks, as well
as a facilitator, since it may be used in the school environment. Despite de studies on
the IMP, it is important to have mediations between peers and students with autism,
there is little information on how each colleague can contribute to these mediations.
Therefore, the present study proposes to independently identify the mediating
behaviors of colleagues with typical development that act in the intervention mediated
by peers on the engagement in the task of students with autism in the process of
inclusion in a public school in Santa Maria / RS. Two students with autism enrolled in
the 1st and 2nd years of elementary school, four colleagues and the special educator
of the school will participate in the study. The scoring and analysis of mediating
behaviors will occur independently for each colleague who works with the student with
autism. The protocol score was based on the analysis of videos already collected,
whose data are part of a study that constituted the database of the Special Education
and Autism Research Group (EdEA / PPGE / UFSM). After they were presented,
through graphs the behaviors mediators performed by each peer, identifying how often
each of the mediator behaviors were performed with colleagues with autism. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
dc.subject | Mediação por pares | por |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | Autistic spectrum disorder | eng |
dc.subject | Peer mediation | eng |
dc.title | Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: mediação independente dos pares sobre o engajamento na tarefa | por |
dc.title.alternative | Autistic spectrum disorder and patient mediated intervention: independent mediation of peers on engagement in the task | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | A literatura na área da Educação aponta que as práticas pedagógicas de professores
de alunos com autismo têm se mostrado desafiadora. Neste contexto, a Intervenção
Mediada por Pares (IMP) tem se mostrado promissora no cenário internacional,
embora ainda pouco conhecida na realidade brasileira, por favorecer o
desenvolvimento das habilidades sociais e de aprendizagem dos alunos. A IMP ocorre
através da mediação estabelecida entre colegas e o aluno com deficiência, em que os
primeiros são orientados por seus professores ou o educador especial sobre a
mediação que farão com seu colega com autismo nas tarefas. A IMP tem vantagens
como auxílio ao professor em sala de aula, aumento do tempo que o aluno com
autismo se mantém engajado em suas tarefas, bem como facilitadora, uma vez que
poderá ser usada em ambiente escolar. Apesar dos estudos sobre IMP identificarem
a importância das mediações dos pares com o aluno com autismo, são escassas
informações sobre como cada colega pode contribuir nestas mediações. Por isto, o
presente estudo se propõe a identificar independentemente os comportamentos
mediadores de colegas com desenvolvimento típico que atuam na intervenção
mediada por pares sobre o engajamento na tarefa de alunos com autismo no processo
de inclusão, em uma escola pública de Santa Maria/RS. Participarão do estudo dois
alunos com autismo matriculados no 1º e 2º anos do ensino fundamental, quatro
colegas e a educadora especial da escola. A pontuação e análise dos
comportamentos mediadores ocorrerão de forma independente para cada colega que
atua com o aluno com autismo. A pontuação do protocolo se deu a partir das análises
de vídeos já coletados, cujos dados fazem parte de um estudo que constituiu o banco
de dados do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/PPGE/UFSM).
Após foram apresentados, através de gráficos os comportamentos mediadores
realizado por cada par, identificando qual a frequência de cada um dos
comportamentos mediadores foram realizados com os colegas com autismo | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |