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dc.contributor.advisorSchmidt, Carlo
dc.creatorLehnhart, Gabriela Brutti
dc.date.accessioned2019-02-01T13:10:13Z
dc.date.available2019-02-01T13:10:13Z
dc.date.issued2018-11-19
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15516
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe literature in the field of Education points out that the pedagogical practices of teachers of students with autism have proven challenging. In this context, the PeerMediated Intervention (IMP) has shown promise in the international scenario, although still little known in the Brazilian reality, by promoting the development of social skills and students learning. The IMP occurs through mediation established between colleagues and the student with disabilities, in which the first ones are guided by their teachers or the special educator on mediation that they will do with their colleague with autism in the tasks. The IMP has advantages as an aid to the teacher in the classroom, increasing the time that the student with autism remains e ngaged in their tasks, as well as a facilitator, since it may be used in the school environment. Despite de studies on the IMP, it is important to have mediations between peers and students with autism, there is little information on how each colleague can contribute to these mediations. Therefore, the present study proposes to independently identify the mediating behaviors of colleagues with typical development that act in the intervention mediated by peers on the engagement in the task of students with autism in the process of inclusion in a public school in Santa Maria / RS. Two students with autism enrolled in the 1st and 2nd years of elementary school, four colleagues and the special educator of the school will participate in the study. The scoring and analysis of mediating behaviors will occur independently for each colleague who works with the student with autism. The protocol score was based on the analysis of videos already collected, whose data are part of a study that constituted the database of the Special Education and Autism Research Group (EdEA / PPGE / UFSM). After they were presented, through graphs the behaviors mediators performed by each peer, identifying how often each of the mediator behaviors were performed with colleagues with autism.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectMediação por parespor
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectPeer mediationeng
dc.titleTranstorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: mediação independente dos pares sobre o engajamento na tarefapor
dc.title.alternativeAutistic spectrum disorder and patient mediated intervention: independent mediation of peers on engagement in the taskeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoA literatura na área da Educação aponta que as práticas pedagógicas de professores de alunos com autismo têm se mostrado desafiadora. Neste contexto, a Intervenção Mediada por Pares (IMP) tem se mostrado promissora no cenário internacional, embora ainda pouco conhecida na realidade brasileira, por favorecer o desenvolvimento das habilidades sociais e de aprendizagem dos alunos. A IMP ocorre através da mediação estabelecida entre colegas e o aluno com deficiência, em que os primeiros são orientados por seus professores ou o educador especial sobre a mediação que farão com seu colega com autismo nas tarefas. A IMP tem vantagens como auxílio ao professor em sala de aula, aumento do tempo que o aluno com autismo se mantém engajado em suas tarefas, bem como facilitadora, uma vez que poderá ser usada em ambiente escolar. Apesar dos estudos sobre IMP identificarem a importância das mediações dos pares com o aluno com autismo, são escassas informações sobre como cada colega pode contribuir nestas mediações. Por isto, o presente estudo se propõe a identificar independentemente os comportamentos mediadores de colegas com desenvolvimento típico que atuam na intervenção mediada por pares sobre o engajamento na tarefa de alunos com autismo no processo de inclusão, em uma escola pública de Santa Maria/RS. Participarão do estudo dois alunos com autismo matriculados no 1º e 2º anos do ensino fundamental, quatro colegas e a educadora especial da escola. A pontuação e análise dos comportamentos mediadores ocorrerão de forma independente para cada colega que atua com o aluno com autismo. A pontuação do protocolo se deu a partir das análises de vídeos já coletados, cujos dados fazem parte de um estudo que constituiu o banco de dados do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/PPGE/UFSM). Após foram apresentados, através de gráficos os comportamentos mediadores realizado por cada par, identificando qual a frequência de cada um dos comportamentos mediadores foram realizados com os colegas com autismopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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