Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorMonte, Silvana Regina
dc.date.accessioned2019-02-01T13:14:01Z
dc.date.available2019-02-01T13:14:01Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15519
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThe present research results from the Conclusion Work of the Special Night Education Course linked to the Education Center of the Federal University of Santa Maria. It is known that there are many myths about High Skills / Giftedness, and often the family is unaware of the characteristics and rights that these subjects have. So there was a need to know what the family previously thought about giftedness and what they think after their child is identified. The general objective was to investigate how the family visualizes the high abilities / giftedness in the child and the effects resulting from this conception in his school and social daily life. Some theoreticians were used as basements, such as Aspesi (2007); Dessen (2007); Freitas; Pérez (2012); Gardner (2001); Perez (2003), (2009), (2011); Renzulli (1986), (2014); Virgolim (2014); Winner (1998); among others to support this work. The research is qualitative, of the study case type. The instrument of data collection was the semistructured interview, which was based on a script and was recorded. A family that has a child identified with High Abilities / Giftedness was invited to participate in this research in Santa Maria, State of Rio Grande do Sul. Therefore, the analysis of the research was organized into three categories: Knowledge about High Abilities / Giftedness; Student identification process; Student development in school. The participant family is characterized by the type of separated parents, where the mother reports that only she participates in the cognitive, social and affective development of the child recently identified with High Abilities / Giftedness, and in her speech the mother reports how the child was identified, what she knew about this subject before and how the child's development at school was and is being. In this context it can be seen that it is important to research and bring to the knowledge of other professionals this theme of High Abilities / Giftedness, in order to deconstruct erroneous concepts that involve this theme.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectConceptionseng
dc.titlePessoas com altas habilidades/superdotação: concepções da famíliapor
dc.title.alternativePeople with high abilities/ giftedness: family conceptionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Sabe-se que existem muitos mitos em relação às Altas Habilidades/Superdotação, e que, muitas vezes a família desconhece as características e os direitos que esses sujeitos têm, por isso buscou-se saber o que a família pensava antes sobre superdotação e o que pensa depois de seu filho ser identificado. O objetivo geral foi investigar de que forma a família visualiza as altas habilidades/superdotação no filho e os efeitos decorrentes dessa concepção no cotidiano escolar e social do mesmo. Utilizou-se como embasamento alguns teóricos, como Aspesi (2007); Dessen (2007); Freitas; Pérez (2012); Gardner (2001); Perez (2003), (2009), (2011); Renzulli (1986), (2014); Virgolim (2014); Winner ( 1998); entre outros para respaldar esse trabalho. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, que teve como base um roteiro e foi gravada. Para participar desta pesquisa foi convidada uma família que tem um filho identificado com Altas Habilidades/Superdotação, em Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul. Diante disso, a análise da pesquisa foi organizada em três categorias: Conhecimento sobre Altas Habilidades/Superdotação; Processo de identificação do aluno; Desenvolvimento do aluno na escola. A família participante se caracteriza do tipo de pais separados, onde a mãe relata que apenas ela participa do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do filho identificado recentemente com Altas Habilidades/Superdotação,e em sua fala a mãe relata como foi a identificação do filho,o que ela conhecia antes sobre esse tema e como foi e está sendo o desenvolvimento do filho na escola. Neste contexto pode-se perceber que é importante pesquisar e levar ao conhecimento de outros profissionai s esse tema de Altas Habilidades/Superdotação, afim de desconstruir conceitos errôneos que envolvem esse tema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto