O aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidade
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Data
2018-12-11Autor
Barbosa, Vera Lúcia de Almeida
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A presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação
Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação o que me inquietou foi
saber de que forma a pessoa adulta constrói sua identidade enquanto pessoa com
Altas Habilidade/Superdotação. O objetivo deste trabalho constituiu-se em
compreender como ocorreu o processo de construção da identidade da pessoa adulta
com altas habilidades/superdotação após sua identificação. Os teóricos que
subsidiaram o estudo na área de AH/SD foram Gardner (1994) e Renzulli (2014), o
conceito de identidade foi referenciado por Pérez (2003) e Paludo (2014). Para atingir
o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso.
A técnica de coleta de dados foi baseada em entrevistas semiestruturadas. Foram
convidadas duas pessoas adultas, previamente identificadas com altas Altas
Habilidade/Superdotação. Os dados foram analisados de forma descritiva e por meio
da análise da narrativa considerando a teoria que embasou a pesquisa. A descrição
dos dados da análise possibilitou referendar os argumentos apresentados. Foi
realizada a análise por categorias temáticas que permitiram concluir que o aluno com
AH/SD precisa de atendimento especializado, assim como, falta literatura sobre o
assunto que dê o suporte necessário para que a sua identidade de PAH/SD não seja
um problema, mas, sim, uma percepção concreta de si mesmo.
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