O professor de sala de regular e o processo de identificação de altas habilidades/superdotação em uma turma de multi-idade na educação infantil
Resumo
A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso em Educação Especial
Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
desenvolvida durante o ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender os desafios do
processo de identificação de crianças com indicadores Altas Habilidades/Superdotação,
matriculados em uma turma de educação infantil considerando turmas de multi-idades. Para isso
foi realizada pesquisa sobre o tema com a professora regente. Como metodologia, apoiamo-nos
em alguns autores como: Gardner (2000); Renzulli (2014); Freitas e Pérez (2012); Winner (1998);
Vieira (2005); Mata (2015) e Gil (2008). Como instrumentos de pesquisa preferiu-se a realização
da entrevista semiestruturada, que teve como base um roteiro, e a entrevista foi gravada,
realizada com a professora regente da turma. A partir da análise da entrevista da professora
organizou-se três categorias, destaca-se as categorias: altas habilidades/superdotação (AH/SD)
o que conhece sobre esse assunto; como percebe indicadores de precocidade na educação
infantil; o desafio do processo de identificação de AH/SD em uma turma de multi -idades.
Conforme o que foi analisado sobre o que a professora conhece sobre o aluno com indicadores
de AHSD, o pouco conhecimento ainda é existente.
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