Análise da produção científica da revista Educação Especial da UFSM acerca da temática altas habilidades/superdotação
Resumen
Para uma educação voltada para os alunos com altas habilidades/ superdotação
(AH/SD), é necessário que os profissionais desta área dêem suporte ao aluno
no atendimento especializado e trabalhe tanto os potenciais quanto as
dificuldades que possam apresentar. Fundamentado nesse tema, o contexto
deste projeto parte do princípio das teorias de Joseph Renzulli e Howard
Gardner. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consiste em discorrer a
produção científica da Revista Educação Especial acerca da temática Altas
habilidades/Superdotação a fim de contribuir com a formação de professores
nesta área. De modo que possam ocorrer novos estudos na área que contribuam
para pesquisadores profissionais da educação, alunos e família. A presente
pesquisa caracterizou como uma pesquisa bibliográfica (GIL,1999; BRASIL,
2008). Deste modo, foi feito um mapeamento nesta revista nos anos de 2010 a
2017. Sendo assim, neste projeto de pesquisa desejo trazer informações que
podem contribuir acerca da formação do professor pesquisador em AH/SD. Além
disso, também é uma contribuição importante mapear as produções científ icas
na área das AH/SD.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: