dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Soares, Marcus Vinicius Gama | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:23:06Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:23:06Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15525 | |
dc.description | TCC de Graduação. | por |
dc.description.abstract | The present study of the graduation course in Special Night Education, linked to the
Education Center of the Federal University of Santa Maria (UFSM) has the general
objective to investigate the process of inclusion of the student with high abilities /
giftedness at the beginning of UFSM Higher Education. Therefore, a qualitative case
study was chosen. As a data collection instrument, a semi-structured interview was
used to investigate the inclusion, challenges and potentialities of the academic
environment. The present research was carried out with two academics identified
with high abilities / giftedness who entered higher education, in the courses of
Archivology and Social Sciences Bachelor. Initial training is of paramount importance
to enhance the professional's behavior, b oth in terms of the knowledge to be
acquired and in the exercise of their autonomy. And this path to be followed during
higher education is one of many challenges and confrontations. As the analyzes
result, several clashes for inclusion in higher education were identified, among them
the relations with peers and teacher training, emphasizing the knowledge and
information about these about high abilities / giftedness. This study aimed to
investigate the process of adult inclusion in higher education, recogni zing the
challenges of this process and reflecting on them, so that inclusion is discussed and
practiced. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | O processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior | por |
dc.title.alternative | The inclusion process of the student with high abilities/giftedness in higher education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial
Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
tem como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com altas
habilidades/superdotação (AH/SD) no início do Ensino Superior da UFSM. Para
tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, de caráter qualitativo. Como
instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada , com o
propósito de investigar a inclusão, os desafios e as suas potencialidades no
ambiente acadêmico. A presente pesquisa foi realizada com duas acadêmicas
identificadas com AH/SD que ingressaram no ensino superior, nos cursos de
Arquivologia e Ciências Sociais Bacharelado. A formação inicial é de suma
importância para potencializar a conduta do profissional, tanto no que se refere ao
conhecimento a ser adquirido como no exercício de sua autonomia. E este percurso
a ser trilhado durante o ensino superior é de muitos desafios e enfrentamentos.
Como resultado das análises foi possível identificar diversos enfrentamentos para a
inclusão no ensino superior, dentre eles destacam -se as relações com os pares e a
formação dos professores, salientando o conhecimento e informação desses acerca
das AH/SD. Este estudo objetivou investigar o processo de inclusão do adulto no
ensino superior, reconhecendo os desafios desse processo e refletindo acerca
desses, de modo que a inclusão seja discutida e praticada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |