Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorSoares, Marcus Vinicius Gama
dc.date.accessioned2019-02-01T13:23:06Z
dc.date.available2019-02-01T13:23:06Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15525
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThe present study of the graduation course in Special Night Education, linked to the Education Center of the Federal University of Santa Maria (UFSM) has the general objective to investigate the process of inclusion of the student with high abilities / giftedness at the beginning of UFSM Higher Education. Therefore, a qualitative case study was chosen. As a data collection instrument, a semi-structured interview was used to investigate the inclusion, challenges and potentialities of the academic environment. The present research was carried out with two academics identified with high abilities / giftedness who entered higher education, in the courses of Archivology and Social Sciences Bachelor. Initial training is of paramount importance to enhance the professional's behavior, b oth in terms of the knowledge to be acquired and in the exercise of their autonomy. And this path to be followed during higher education is one of many challenges and confrontations. As the analyzes result, several clashes for inclusion in higher education were identified, among them the relations with peers and teacher training, emphasizing the knowledge and information about these about high abilities / giftedness. This study aimed to investigate the process of adult inclusion in higher education, recogni zing the challenges of this process and reflecting on them, so that inclusion is discussed and practiced.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleO processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superiorpor
dc.title.alternativeThe inclusion process of the student with high abilities/giftedness in higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Mariapor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no início do Ensino Superior da UFSM. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, de caráter qualitativo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada , com o propósito de investigar a inclusão, os desafios e as suas potencialidades no ambiente acadêmico. A presente pesquisa foi realizada com duas acadêmicas identificadas com AH/SD que ingressaram no ensino superior, nos cursos de Arquivologia e Ciências Sociais Bacharelado. A formação inicial é de suma importância para potencializar a conduta do profissional, tanto no que se refere ao conhecimento a ser adquirido como no exercício de sua autonomia. E este percurso a ser trilhado durante o ensino superior é de muitos desafios e enfrentamentos. Como resultado das análises foi possível identificar diversos enfrentamentos para a inclusão no ensino superior, dentre eles destacam -se as relações com os pares e a formação dos professores, salientando o conhecimento e informação desses acerca das AH/SD. Este estudo objetivou investigar o processo de inclusão do adulto no ensino superior, reconhecendo os desafios desse processo e refletindo acerca desses, de modo que a inclusão seja discutida e praticada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto