Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlôres, Vanessa Medianeira da Silva
dc.creatorStormowski, Jéssica
dc.date.accessioned2019-02-01T13:33:39Z
dc.date.available2019-02-01T13:33:39Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15526
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research on the use of Information and Communication Technologies in Pedagogical Management of Early Childhood Education. The teachers of early childhood education (Kindergarten and Pre-school) participated in the research. With the general objective of analyzing the use of TIC‟s in the Pedagogical Management of Early Childhood Education of the Municipal School of Primary Education and the specific objectives of identifying the technologies used in Pedagogical Management in the institution's children's classrooms, possibilities of the use of TIC‟s in pedagogical management in the classroom. The theoretical contribution is mainly based on Silver (2002), Kalinke (1999), Borges (1999), Saviani (1984), Ferreira (2011). The type of research developed was the case study with a qualitative approach. The data were obtained through a questionnaire. The results show that on the use of technologies in the classroom, all teachers use some kind of technological resource in their classes and everyone considers the use of TIC‟s in the classroom for the learning of children important. The use of TIC‟s has become a means of enhancing children's communication and learning skills, providing the construction of knowledge, integrating the technological resources in the classroom, making the classes more interactive through the active participation of the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleO uso das TIC’s na gestão pedagógica da educação infantilpor
dc.title.alternativeThe use of TIC’s in the pedagogical management of child educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Pedagógica da Educação Infantil. Participaram da pesquisa os professores da educação infantil (Jardim e Pré-escola). Tendo como objetivo geral analisar o uso das TIC‟s na Gestão Pedagógica da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Antonio Michels e objetivos específicos identificar quais as tecnologias utilizadas na Gestão Pedagógica nas salas de aula de educação infantil da instituição, analisar os limites e possibilidades do uso das TIC‟S na Gestão pedagógica em sala de aula. O aporte teórico está baseado, principalmente, em Prata (2002), Kalinke (1999), Borges (1999), Saviani (1984), Ferreira (2011). O tipo de pesquisa desenvolvida foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário. Os resultados evidenciam que sobre o uso das tecnologias em sala de aula, todos os professores utilizam algum tipo de recurso tecnológico em suas aulas e todos consideram importante o uso das TIC‟s em sala de aula para o aprendizado das crianças. O uso das TIC‟s tornou-se um meio de potencializar as habilidades de comunicação e aprendizagem das crianças, proporcionando a construção do conhecimento, integrando os recursos tecnológicos na sala de aula, tornando as aulas mais interativas através da participação ativa do professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto