dc.contributor.advisor | Flôres, Vanessa Medianeira da Silva | |
dc.creator | Stormowski, Jéssica | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:33:39Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:33:39Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15526 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the results of a research on the use of Information and Communication Technologies in Pedagogical Management of Early Childhood Education. The teachers of early childhood education (Kindergarten and Pre-school) participated in the research. With the general objective of analyzing the use of TIC‟s in the Pedagogical Management of Early Childhood Education of the Municipal School of Primary Education and the specific objectives of identifying the technologies used in Pedagogical Management in the institution's children's classrooms, possibilities of the use of TIC‟s in pedagogical management in the classroom. The theoretical contribution is mainly based on Silver (2002), Kalinke (1999), Borges (1999), Saviani (1984), Ferreira (2011). The type of research developed was the case study with a qualitative approach. The data were obtained through a questionnaire. The results show that on the use of technologies in the classroom, all teachers use some kind of technological resource in their classes and everyone considers the use of TIC‟s in the classroom for the learning of children important. The use of TIC‟s has become a means of enhancing children's communication and learning skills, providing the construction of knowledge, integrating the technological resources in the classroom, making the classes more interactive through the active participation of the teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão pedagógica | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Pedagogical management | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | O uso das TIC’s na gestão pedagógica da educação infantil | por |
dc.title.alternative | The use of TIC’s in the pedagogical management of child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Pedagógica da Educação Infantil. Participaram da pesquisa os professores da educação infantil (Jardim e Pré-escola). Tendo como objetivo geral analisar o uso das TIC‟s na Gestão Pedagógica da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Antonio Michels e objetivos específicos identificar quais as tecnologias utilizadas na Gestão Pedagógica nas salas de aula de educação infantil da instituição, analisar os limites e possibilidades do uso das TIC‟S na Gestão pedagógica em sala de aula. O aporte teórico está baseado, principalmente, em Prata (2002), Kalinke (1999), Borges (1999), Saviani (1984), Ferreira (2011). O tipo de pesquisa desenvolvida foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário. Os resultados evidenciam que sobre o uso das tecnologias em sala de aula, todos os professores utilizam algum tipo de recurso tecnológico em suas aulas e todos consideram importante o uso das TIC‟s em sala de aula para o aprendizado das crianças. O uso das TIC‟s tornou-se um meio de potencializar as habilidades de comunicação e aprendizagem das crianças, proporcionando a construção do conhecimento, integrando os recursos tecnológicos na sala de aula, tornando as aulas mais interativas através da participação ativa do professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |