Gestão educacional e o professor “rola bola”: implicações e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como a gestão educacional percebe
os casos de abandono do trabalho docente e/ou desinvestimento pedagógico nas
escolas da rede municipal de abrangência da Secretaria Municipal de Educação
(Smed) – Ijuí/RS – e analisar as implicações e possibilidades destas situações no
processo de ensino-aprendizagem na disciplina da Educação Física, na execução
do Projeto Pedagógico (PP) e na concretização dos objetivos da escola enquanto
instituição de ensino. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa a partir do estudo
de caso como método de investigação, valendo-se da análise de conteúdo para
interpretar as informações obtidas por meio das entrevistas realizadas. Os sujeitos
escolhidos para este estudo foram os gestores da Smed, respectivamente secretário
municipal e coordenador pedagógico. Os dados coletados nos permitiram identificar
um olhar superficial dos gestores sobre a atuação docente dos professores de
Educação Física das escolas da rede municipal. Observou-se, também, a existência
de docentes de outros componentes curriculares em situação semelhante a esta.
Somado a isto, há uma constante negligência das gestões escolares (direções e
coordenações) a respeito destes profissionais em abandono do trabalho docente.
Esta situação nega o compromisso que a escola e o professor têm de ensinar, ao
mesmo tempo em que nega o direito do aluno a aprender. Os relatos corroboram a
literatura que aponta a formação continuada como principal modo de potencializar a
qualificação docente, cuja promoção compreende responsabilidade da Gestão
Educacional Municipal e das Gestões Escolares, mas, acima de tudo, dos próprios
professores que demandam entendimento sobre a função social que exercem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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