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dc.creatorSperb, Leonardo Martins
dc.date.accessioned2019-02-01T14:55:18Z
dc.date.available2019-02-01T14:55:18Z
dc.date.issued2017-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15529
dc.description.abstractThis research was developed in the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria, research line Education and Arts (LP4), together with the group Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM) and sought to understand how trainees articulate knowledge musical and pedagogical-­musical in the construction of teaching in Music in the Supervised Stage (ES) I and II. Through a case study (YIN, 2005), direct observations and participants and semi-­structured and focus group interviews were carried out with six trainees attending ES I and II, in pairs, developed in Early Childhood Education. The data produced from these sources of evidence were analyzed according to the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALLIAZZI, 2011), and could be understood from four categories and respective theoretical references: a) the academic-­professional formation in the degree course in Music of the UFSM (CERESER, 2003; BRASIL, 2004; MATEIRO, 2009; WIELEWICK, 2010; BAUMER, 2012); b) the ES in Music and its senses (MATEIRO; TÉO, 2003; GATTI, 2010; PIMENTA; LIMA, 2010; BELLOCHIO, 2011; KHAOULE, CARVALHO, 2012; NATERA, 2013); In this paper, we describe the practice of ES in pairs, called peer teaching (SAWFFORD, 1998;; HAYAMA, 2008;; AZEVEDO, 2008), and in the context of children's education and their relations with music (KISHIMOTO, 2002; WERLE, 2010; GOELZER; (1988). It was concluded that trainees feel a distancing between the musicological, pedagogical and pedagogical-­musical disciplines of the Licenciatura in Music course, a perception that makes it difficult for them to relate the musical and pedagogical-­musical knowledge developed in these curricular components. The senses attributed to ES induce trainees to seek to reproduce teaching models or to seek technical instrumentation for teaching in ES, and the specificity of Early Childhood Education in relation to the child's development makes it difficult for academics to develop, at this stage of teaching, the musical contents that come learning in the course and would like to teach, which causes them to problematize the identities of the Music teacher. Finally, peer teaching enables the articulation of knowledge to occur, as trainees divide their assignments, one of which assumes musical activities (singing and playing) and other pedagogical-­musical activities (interacting with children).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectConhecimentos musicais e pedagógico-­musicaispor
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.subjectMusical and pedagogical-­ musical knowledgeeng
dc.titleEstágio supervisionado em música: articulando conhecimentos na construção da docênciapor
dc.title.alternativeSupervised stage in music: knowing knowledge in the construction of teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-­Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), junto ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM) e buscou compreender como estagiários articulam conhecimentos musicais e pedagógico-­ musicais na construção da docência em Música no Estágio Supervisionado (ES) I e II. Por meio de um estudo de caso (YIN, 2005), foram realizadas observações diretas e participantes e entrevistas semiestruturadas e em grupo focal com seis estagiários que cursavam ES I e II, em duplas, desenvolvido na Educação Infantil. Os dados produzidos a partir destas fontes de evidência foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZZI, 2011), e puderam ser compreendidos a partir de quatro categorias e respectivos referenciais teóricos: a) a formação acadêmico-­profissional no curso de Licenciatura em Música da UFSM (CERESER, 2003; BRASIL, 2004; MATEIRO, 2009; WIELEWICK, 2010; BAUMER, 2012); b) o ES em Música e seus sentidos (MATEIRO; TÉO, 2003; GATTI, 2010; PIMENTA; LIMA, 2010; BELLOCHIO, 2011; KHAOULE, CARVALHO, 2012; NATERA, 2013); c) o contexto da Educação Infantil e suas relações com a Música (KISHIMOTO, 2002; WERLE, 2010; GOELZER; CABRAL, 2015) e d) a prática do ES em dupla, denominada docência interpares (SAWFFORD, 1998; HAYAMA, 2008; AZEVEDO; BARBOSA, 2010; TEIXEIRA; SANTOS, 2016). Concluiu-­se que os estagiários sentem um distanciamento entre as disciplinas musicológicas, pedagógicas e pedagógico-­ musicais do curso de Licenciatura em Música, percepção que dificulta que eles mesmos relacionem os conhecimentos musicais e pedagógico-­musicais desenvolvidos nestes componentes curriculares. Os sentidos atribuídos ao ES induzem os estagiários a buscarem reproduzir modelos docentes ou buscarem instrumentalização técnica para a docência no ES, e a especificidade da Educação Infantil com relação ao desenvolvimento da criança dificulta aos acadêmicos desenvolverem, nesta etapa de ensino, os conteúdos musicais que vem aprendendo no curso e gostariam de ensinar, o que os provoca a problematizarem as identidades do professor de Música. Finalmente, a docência interpares viabiliza que a articulação de conhecimentos aconteça, à medida que os estagiários dividem suas atribuições, sendo que um assume as atividades musicais (cantando e tocando) e outro as pedagógico-­musicais (interagindo com as crianças).por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Beineke, Viviane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9045119393767806por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385174446627040por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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