dc.creator | Sperb, Leonardo Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T14:55:18Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T14:55:18Z | |
dc.date.issued | 2017-08-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15529 | |
dc.description.abstract | This research was developed in the Graduate Program in Education of the Federal
University of Santa Maria, research line Education and Arts (LP4), together with the
group Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM) and sought to
understand how trainees articulate knowledge musical and pedagogical-musical in the
construction of teaching in Music in the Supervised Stage (ES) I and II. Through a case
study (YIN, 2005), direct observations and participants and semi-structured and focus
group interviews were carried out with six trainees attending ES I and II, in pairs,
developed in Early Childhood Education. The data produced from these sources of
evidence were analyzed according to the Discursive Textual Analysis (MORAES;
GALLIAZZI, 2011), and could be understood from four categories and respective
theoretical references: a) the academic-professional formation in the degree course in
Music of the UFSM (CERESER, 2003; BRASIL, 2004; MATEIRO, 2009; WIELEWICK,
2010; BAUMER, 2012); b) the ES in Music and its senses (MATEIRO; TÉO, 2003;
GATTI, 2010; PIMENTA; LIMA, 2010; BELLOCHIO, 2011; KHAOULE, CARVALHO,
2012; NATERA, 2013); In this paper, we describe the practice of ES in pairs, called
peer teaching (SAWFFORD, 1998;; HAYAMA, 2008;; AZEVEDO, 2008), and in the
context of children's education and their relations with music (KISHIMOTO, 2002;
WERLE, 2010; GOELZER; (1988). It was concluded that trainees feel a distancing
between the musicological, pedagogical and pedagogical-musical disciplines of the
Licenciatura in Music course, a perception that makes it difficult for them to relate the
musical and pedagogical-musical knowledge developed in these curricular
components. The senses attributed to ES induce trainees to seek to reproduce
teaching models or to seek technical instrumentation for teaching in ES, and the
specificity of Early Childhood Education in relation to the child's development makes it
difficult for academics to develop, at this stage of teaching, the musical contents that
come learning in the course and would like to teach, which causes them to
problematize the identities of the Music teacher. Finally, peer teaching enables the
articulation of knowledge to occur, as trainees divide their assignments, one of which
assumes musical activities (singing and playing) and other pedagogical-musical
activities (interacting with children). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.subject | Conhecimentos musicais e pedagógico-musicais | por |
dc.subject | Musical education | eng |
dc.subject | Supervised internship | eng |
dc.subject | Musical and pedagogical- musical knowledge | eng |
dc.title | Estágio supervisionado em música: articulando conhecimentos na construção da docência | por |
dc.title.alternative | Supervised stage in music: knowing knowledge in the construction of teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), junto
ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM) e buscou
compreender como estagiários articulam conhecimentos musicais e pedagógico-
musicais na construção da docência em Música no Estágio Supervisionado (ES) I e II.
Por meio de um estudo de caso (YIN, 2005), foram realizadas observações diretas e
participantes e entrevistas semiestruturadas e em grupo focal com seis estagiários
que cursavam ES I e II, em duplas, desenvolvido na Educação Infantil. Os dados
produzidos a partir destas fontes de evidência foram analisados segundo a Análise
Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZZI, 2011), e puderam ser compreendidos a
partir de quatro categorias e respectivos referenciais teóricos: a) a formação
acadêmico-profissional no curso de Licenciatura em Música da UFSM (CERESER,
2003; BRASIL, 2004; MATEIRO, 2009; WIELEWICK, 2010; BAUMER, 2012); b) o ES
em Música e seus sentidos (MATEIRO; TÉO, 2003; GATTI, 2010; PIMENTA; LIMA,
2010; BELLOCHIO, 2011; KHAOULE, CARVALHO, 2012; NATERA, 2013); c) o
contexto da Educação Infantil e suas relações com a Música (KISHIMOTO, 2002;
WERLE, 2010; GOELZER; CABRAL, 2015) e d) a prática do ES em dupla,
denominada docência interpares (SAWFFORD, 1998; HAYAMA, 2008; AZEVEDO;
BARBOSA, 2010; TEIXEIRA; SANTOS, 2016). Concluiu-se que os estagiários sentem
um distanciamento entre as disciplinas musicológicas, pedagógicas e pedagógico-
musicais do curso de Licenciatura em Música, percepção que dificulta que eles
mesmos relacionem os conhecimentos musicais e pedagógico-musicais
desenvolvidos nestes componentes curriculares. Os sentidos atribuídos ao ES
induzem os estagiários a buscarem reproduzir modelos docentes ou buscarem
instrumentalização técnica para a docência no ES, e a especificidade da Educação
Infantil com relação ao desenvolvimento da criança dificulta aos acadêmicos
desenvolverem, nesta etapa de ensino, os conteúdos musicais que vem aprendendo
no curso e gostariam de ensinar, o que os provoca a problematizarem as identidades
do professor de Música. Finalmente, a docência interpares viabiliza que a articulação
de conhecimentos aconteça, à medida que os estagiários dividem suas atribuições,
sendo que um assume as atividades musicais (cantando e tocando) e outro as
pedagógico-musicais (interagindo com as crianças). | por |
dc.contributor.advisor1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8653053694824805 | por |
dc.contributor.referee1 | Beineke, Viviane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9045119393767806 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7385174446627040 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |