Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorFranzen, Ângela Balz
dc.date.accessioned2019-02-04T10:56:35Z
dc.date.available2019-02-04T10:56:35Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15532
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research has as a theme the relation among democratic management, pedagogical management, and Pedagogical Project. The question that guides the research: how do teachers and pedagogical coordinators understand the Pedagogical Project and how does it influence the pedagogical management at a public school from Três de Maio/RS? Therefore, the objective was to analyze how the teachers and pedagogical coordinators understand the Pedagogical Project and how does it influence the pedagogical management at a public school from Três de Maio/RS. The specifics objectives were: discuss the relation among Pedagogical Project, pedagogical management and learning; analyses the Pedagogical Project from the school in the study and relate it with the teachers and pedagogical coordinators’ pedagogical practices. The research is a case study with a qualitative approach. The participants were three pedagogical coordinators and ten teachers. The instruments used were a questionnaire and the Pedagogical Project from the school. The data analyses and interpretation happened with bases in the content analysis from the formation categories of a PP suggested by Libâneo (2015). During the research, teachers and pedagogical coordinators pointed the importance of the Pedagogical Project for the learning process, emphasizing the relation among pedagogical management and the collaborative teachers and pedagogical coordinators work. The participants indicated their comprehensions about democratic management, pedagogical and the relation among Pedagogical Project and the learning process. At the end of the research, it was possible to realize the importance among pedagogical management and the Pedagogical Project, highlighting the roles of teacher and pedagogical coordinators in a collective and participative work in order to achieve learning and knowledge production.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão do pedagógicopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.titleGestão democrática e projeto pedagógico: implicações na gestão do pedagógicopor
dc.title.alternativeDemocratic management and pedagogical project: implications at the pedagogical managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como temática a relação entre a gestão democrática, gestão do pedagógico e Projeto Pedagógico. O problema de pesquisa é: em que medida o Projeto Pedagógico é compreendido pelos professores e coordenadores e como este interfere na gestão do pedagógico de uma escola da rede pública estadual de Três de Maio/RS? Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como o Projeto Pedagógico é compreendido pelos professores e coordenadores e como este interfere na gestão do pedagógico em uma escola da rede pública estadual de Três de Maio/RS. Os objetivos específicos foram: discutir sobre a relação entre Projeto Pedagógico, gestão do pedagógico e aprendizagem; analisar o Projeto Pedagógico da escola em estudo; e, relacionar as práticas pedagógicas de professores e coordenadores com o seu Projeto Pedagógico. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 3 coordenadores pedagógicos e 10 professores. Os instrumentos utilizados foram questionários e o Projeto Pedagógico da escola. A análise e interpretação dos dados aconteceu com base na análise de conteúdo a partir das categorias de formulação de um PP sugerido por Libâneo (2015). Ao longo da pesquisa, professores e coordenadores pedagógicos apontaram a importância do Projeto Pedagógico para a aprendizagem, enfatizando a relação entre a gestão do pedagógico e o trabalho colaborativo do professor e da coordenação pedagógica. Os participantes sinalizaram seus entendimentos sobre gestão democrática, pedagógico e a relação entre o Projeto Pedagógico e o processo de aprendizagem dos alunos. Ao final da pesquisa, foi possível perceber a importância da relação entre gestão do pedagógico e o Projeto Pedagógico, com destaque para os papéis dos professores e coordenadores pedagógicos na realização de um trabalho coletivo e participativo em vista da aprendizagem e da produção de conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto