Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorMenezes, Scárlati Castro de
dc.date.accessioned2019-02-04T11:51:08Z
dc.date.available2019-02-04T11:51:08Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15535
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEn el área de enseñanza y aprendizaje de lenguas, se muestra importante, en el momento, desarrollar diversos proyectos pedagógicos que exploten los innumerables beneficios que las tecnologías móviles pueden proporcionar al alumno. Entre estas tecnologías, tenemos hoy el WhatsApp, aplicación para aparatos móviles muy popular en Brasil. El objetivo de este trabajo es hacer una propuesta didáctica con el uso del WhatsApp para el desarrollo de la oralidad en lengua española con alumnos de la Escuela X, escuela particular de enseñanza de lenguas del municipio de Santa Maria-RS. El material elaborado por la autora de este artículo, que será trabajado en el aula, contará en un primer momento con un vídeo y preguntas que orientan, primero, una discusión entre alumnos y profesor sobre el tema en cuestión: Homosexualidad x Homofobia. Los alumnos van a desarrollar la actividad de crear una situación parecida al vídeo asistido, en el que deberán debatir y discutir, por medio de la grabación de audios defendiendo la cuestión (en una situación ficticia) un amigo, conocido o apenas alguien que sufrió homofobia. Creemos que la propuesta del uso de la literacidad crítica unida a la metodología comunicativa, nos trae es de gran valor, pues esta opción busca de los alumnos una mayor reflexión sobre sus pensamientos, de esta manera poniendo en práctica las principales características de la literacidad uniendo la oralidad de la lengua, con la grabación de audio o videos, buscamos llegar al objetivo de esta propuesta didáctica, que es de usar una de las aplicaciones más utilizadas por nuestros alumnos a favor de la práctica de la oralidad en lengua española.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectWhatsaapeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologíasspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.titleUma proposta com o whatsapp para o ensino de espanhol como língua estrangeirapor
dc.title.alternativeUna propuesta con el whatsapp para la enseñanza de español como lengua extranjeraspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNa área de ensino e aprendizagem de línguas, mostra-se importante, no momento, desenvolver diversos projetos pedagógicos que explorem os inúmeros benefícios que as tecnologias móveis podem proporcionar ao aluno. Dentre tais tecnologias, temos hoje o WhatsApp, aplicativo para aparelhos móveis muito popular no Brasil. O objetivo deste trabalho é fazer uma proposta didática com o uso do WhatsApp para o desenvolvimento da oralidade em língua espanhola com alunos da Escola X, escola particular de ensino de línguas do município de Santa Maria-RS. O material elaborado pela autora deste artigo, que será trabalhado em sala de aula, contará em um primeiro momento com um vídeo e perguntas que nortearão, primeiramente, uma discussão entre alunos e professor sobre o tema em questão: Homossexualidade x Homofobia. Logo após, os alunos vão desenvolver a atividade de criar uma situação parecida com o vídeo assistido, no qual deverão debater e discutir, por meio da gravação de áudios a questão defendendo (em uma situação fictícia) um amigo, conhecido ou apenas alguém que sofreu homofobia. Acreditamos que a proposta do uso do letramento crítico unido a metodologia comunicativa, nos traz seja de grande valia, pois esta opção busca dos alunos uma maior reflexão sobre seus pensamentos, desta maneira colocando em prática as principais características do letramento, unindo a oralidade da língua, com a gravação de áudio ou vídeos, buscamos chegar no objetivo desta proposta didática, que é de usar um dos aplicativos mais utilizados pelos nossos alunos a favor da prática da oralidade em língua espanhola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto