dc.contributor.advisor | Reis, Simone Regina dos | |
dc.creator | Pierini, Ana Caroline | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T13:02:57Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T13:02:57Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15538 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | In this work we propose to evaluate the reality of the use of Information and Communication Technologies (TIC) in the teaching of mathematics, besides the insertion of educational applications in smartphones in the teaching-learning process. As a research instrument, a questionnaire was used and a class was held with the help of the application "Represent by Fractions" with a class of 9th grade from a municipal school in Tupanciretã, in order to review the content of fractions. At the end of the research, the low index of insertion of digital technologies in the classroom was noticed, as well as the lack of knowledge related to the possibility of using the cell phone as an ally of education. Finally, it was found that smartphones have numerous alternatives to contribute to mathematical learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Smartphones na educação | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem matemática | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Smartphones in education | eng |
dc.subject | Teaching-learning mathematics | eng |
dc.title | Aplicativos educacionais no ensino da matemática | por |
dc.title.alternative | Educational applications in mathematics teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho propomos avaliar a realidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática, além da inserção de aplicativos educacionais em smartphones no processo de ensino-aprendizagem. Como instrumento de pesquisa, usou-se um questionário e realizou-se uma aula com o auxílio do aplicativo “Representar por Frações” com uma turma de 9° ano de uma escola municipal de Tupanciretã, com a finalidade de revisar o conteúdo de frações. Ao final da pesquisa, percebeu-se o baixo índice de inserção de tecnologias digitais em sala de aula, além da falta de conhecimento relacionado a possibilidade do uso do celular como aliado a educação. Por fim, verificou-se que os smartphones possuem inúmeras alternativas para contribuírem com a aprendizagem matemática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |