Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Simone Regina dos
dc.creatorPierini, Ana Caroline
dc.date.accessioned2019-02-04T13:02:57Z
dc.date.available2019-02-04T13:02:57Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15538
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn this work we propose to evaluate the reality of the use of Information and Communication Technologies (TIC) in the teaching of mathematics, besides the insertion of educational applications in smartphones in the teaching-learning process. As a research instrument, a questionnaire was used and a class was held with the help of the application "Represent by Fractions" with a class of 9th grade from a municipal school in Tupanciretã, in order to review the content of fractions. At the end of the research, the low index of insertion of digital technologies in the classroom was noticed, as well as the lack of knowledge related to the possibility of using the cell phone as an ally of education. Finally, it was found that smartphones have numerous alternatives to contribute to mathematical learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectSmartphones na educaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagem matemáticapor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectSmartphones in educationeng
dc.subjectTeaching-learning mathematicseng
dc.titleAplicativos educacionais no ensino da matemáticapor
dc.title.alternativeEducational applications in mathematics teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho propomos avaliar a realidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática, além da inserção de aplicativos educacionais em smartphones no processo de ensino-aprendizagem. Como instrumento de pesquisa, usou-se um questionário e realizou-se uma aula com o auxílio do aplicativo “Representar por Frações” com uma turma de 9° ano de uma escola municipal de Tupanciretã, com a finalidade de revisar o conteúdo de frações. Ao final da pesquisa, percebeu-se o baixo índice de inserção de tecnologias digitais em sala de aula, além da falta de conhecimento relacionado a possibilidade do uso do celular como aliado a educação. Por fim, verificou-se que os smartphones possuem inúmeras alternativas para contribuírem com a aprendizagem matemática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto