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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorNavarini, Elizabete Bueno
dc.date.accessioned2019-02-04T13:23:50Z
dc.date.available2019-02-04T13:23:50Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15539
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study aimed to reflect on the assumptions of the construction of the Pedagogical Project (PP) in democratic management. It discusses the theme of the collective construction of the PP in school management. For that, a qualitative approach was used, with a bibliographical approach, with the following authors: Dourado (2001), Lück (2000, 2006, 2011) and Veiga (1997, 2000, 2002 and 2003) who contributed to the discussion about the school management, the PP and the importance of democratic participation in this process. Faced with this. In the course of the study, the stages, characteristics, dimensions and principles of the PP were discussed through school management in community involvement, starting with the formation of councils, associations, election of directors, student groups and the elaboration of PP. Likewise, it was reflected on the PP and the paths for its construction, revealing possibilities of school management in articulating this participatory process with the school community, permeated by democratic, emancipatory and socializing spaces, with the involvement of all segments in the elaboration of the representative, guiding, and effective document of the school. Based on the research carried out, it was evidenced that the construction of the PP involves, besides the financial, administrative, legal and pedagogical dimensions, steps that must be observed for this process to take place in a participatory, democratic, innovative and, mainly, that identifies and represents the plans and goals of the school in accordance with the wishes of its community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectConstrução coletivapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectCollective constructioneng
dc.titleA gestão escolar e a construção do projeto pedagógicopor
dc.title.alternativeThe construction of the participatory pedagogical project for school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou refletir sobre os pressupostos da construção do Projeto Pedagógico (PP) na gestão democrática. Discute a temática da construção coletiva do PP na gestão escolar. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como autores principais: Dourado (2001), Lück (2000; 2006; 2011) e Veiga (1997; 2000; 2002; 2003) que contribuíram para a discussão sobre a gestão escolar, o PP e a importância da participação democrática nesse processo. Diante disso. No decorrer do estudo, discorreu-se acerca das etapas, características, dimensões e princípios do PP através da gestão escolar no envolvimento da comunidade, partindo da formação de conselhos, associações, eleição de diretores, grêmios estudantis e na elaboração do PP. Da mesma forma, refletiu-se acerca do PP e dos caminhos para sua construção, desvelando possibilidades da gestão escolar em articular esse processo participativo com a comunidade escolar, permeada por espaços democráticos, emancipatórios e socializadores, com o envolvimento de todos os segmentos na elaboração do documento representativo, norteador, orientador e efetivo da escola. A partir das pesquisas realizadas, evidenciou-se que a construção do PP envolve, além das dimensões financeiras, administrativas, jurídicas e pedagógicas, etapas que devem ser observadas para que esse processo ocorra de forma participativa, democrática, inovadora e, principalmente, coletiva, que identifique e represente os planos e metas da escola de acordo com os anseios de sua comunidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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