Os desafios da gestão escolar diante da violência em uma escola estadual de Trindade do Sul/RS
Abstract
A escola é um espaço onde crianças e adolescentes convivem diariamente, ocorrendo interação
entre os sujeitos que a frequentam e essas interações têm se tornado cada vez mais conflitantes
e gerado um quadro de violência que vem se intensificando nos espaços escolares nos
últimos anos, se tornando um dos grandes desafios para equipes gestoras, muitas vezes, extrapolando
suas condições em atender. A partir da aplicação de um questionário, em uma escola
da Rede Pública de ensino do Município de Trindade do Sul/RS, discute-se o contexto de violência
e o olhar do corpo docente e da equipe gestora frente a esse problema. O objetivo da
pesquisa foi analisar, sob o olhar dos gestores escolar e professores, quais os casos mais comuns
de violência escolar e quais os possíveis fatores que levam a esta violência. O estudo
objetiva, também, analisar as contribuições do gestor escolar ao ambiente, diante das mudanças
na sociedade e da violência que se instalou dentro das escolas. Os dados mostram um número
significativo de casos de violência psicológica como agressão verbal e bulliyng entre
alunos. Os professores acreditam que a presença da família na escola é um fator determinante
no combate à violência. Além disso, os gestores escolares acreditam que a violência interfere
em sua prática e alegam, também, uma sobrecarga de trabalho devido aos comportamentos de
indisciplina e de violência entre alunos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: