Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorJacomini, Andreia
dc.date.accessioned2019-02-04T14:24:48Z
dc.date.available2019-02-04T14:24:48Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15543
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research deals with the importance of the director / manager in the democratic school management, mediating the work of his group in order to develop the learning of the students inserted in the school space. The objective of the research was to understand the role of directors / managers in the context of democratic management. The objective of the research was to understand the role of directors / managers in the context of democratic management. The methodology adopted with a qualitative and bibliographic approach. In order to base the research, several authors contributed to the discussion and promoted the proposed discussion, among them Libaneo, Oliveira and Toschi (2012), who talk about the role of the manager, Libaneo (2001), Luck (2000, 2008, 2009) and Saviani (1980) which are about school / democracy, referencing and being essential for research. During the research, it was deepened that the director acts as leader in the school context, mediating the participation of all in the decision making, in the organization and functioning of the school, including physical, socio-political, relational, material, financial and pedagogical aspects. Therefore, it is necessary that the director mediates actions of discomforts, mobilizing the work group to be instigators of actions to the search of new horizons and contributors of significant way in the social transformation of the individual inserted in the school institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectDirectoreng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.titleO papel do diretor na gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeThe role of the director/ management in democratic schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa abordou a importância do diretor na gestão escolar democrática, mediando o trabalho de seu grupo para com isso desenvolver a aprendizagem dos alunos inseridos no espaço escolar. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel dos diretores no contexto da gestão democrática. A metodologia possuiu abordagem qualitativa e foi de cunho bibliográfico. Para fundamentar a pesquisa diversos autores contribuíram colaborando e fomentando a discussão proposta, dentre eles Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), que falam sobre o papel do gestor, Libâneo (2001), Lück (2000; 2008; 2009) e Saviani (1980) que versam sobre escola/democracia, referenciando e sendo essenciais para a pesquisa. Durante a pesquisa, aprofundou-se que o diretor atua como líder no contexto escolar, mediando a participação de todos na tomada de decisões, na organização e funcionamento da escola, incluindo aspectos físico, sócio-político, relacional, material, financeiro e pedagógico. Portanto, é preciso que o diretor medie ações de desacomodações, mobilizando o grupo de trabalho a serem instigadores de ações para a busca de novos horizontes e contribuintes de modo significativo na transformação social do indivíduo inserido na instituição escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto