Desafios e perspectivas da gestão escolar: um estudo em escolas municipais de São Martinho/RS
Resumo
Este estudo objetiva conhecer os principais desafios e perspectivas dos gestores/diretores de escolas públicas municipais de São Martinho/RS para a construção participativa da gestão escolar. Especificamente, busca conhecer a concepção de gestão que norteia o trabalho desenvolvido, refletir sobre o papel do gestor/diretor nas escolas em estudo e analisar os desafios e as perspectivas da gestão escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso do tipo descritivo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário aberto, semiestruturado, respondido pelas gestoras/diretoras das duas escolas participantes do estudo. Pode-se constatar, a partir dos dados coletados, que a participação da comunidade é fundamental para concretizar os caminhos democráticos que assim elevam a qualidade do ensino. No entanto, averiguou-se vários empecilhos para a efetivação da gestão democrática nas escolas pesquisadas, como falta de eleições de diretores, participação total da comunidade na construção do Projeto Pedagógico, participação ativa dos pais nas decisões e ações das escolas, pouca autonomia, entre outras. Como principais desafios destacados pelas gestoras/diretoras, destaca-se a falta de recursos humanos e financeiros, assim como dificuldade em contar com a participação da comunidade na escola. Apesar dos desafios encontrados e o fato da gestão escolar ainda não seguir uma prática democrática nas escolas, as gestoras/diretoras ainda apresentam possibilidades que servem de subsídios para a construção da gestão participativa e é algo que vem sendo construído pouco a pouco, por meio de mecanismos de participação, como criação de conselhos escolares, grêmio estudantil, entre outros. Assim, conclui-se que nas escolas pesquisadas há a necessidade de superar práticas autoritárias, visando a consolidação de um novo modelo de gestão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1013]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: