dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Simon, Carine Ines | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T14:36:17Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T14:36:17Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15544 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study aims to know the main challenges and perspectives of managers / directors of municipal public schools of São Martinho / RS, for the participatory construction of school management. Specifically, it seeks to know the management conception that guides the work developed, to reflect on the role of the manager / director in the schools under study and to analyze the challenges and perspectives of school management. The research has a qualitative approach, characterized as a descriptive case study. As an instrument of data collection, an open, semi-structured questionnaire was used, answered by the managers of the two schools participating in the study. From the collected data, it can be verified that the participation of the community is fundamental to realize the democratic paths that increase the quality of education. However, there were several obstacles to democratic management in the schools surveyed, such as a lack of executive elections, full participation of the community in the construction of the Pedagogical Project, active participation of parents in school decisions and actions, lack of autonomy among others. The main challenges highlighted by the managers are the lack of human and financial resources, as well as the difficulty of counting on the participation of the community in the school. Despite the challenges encountered and the fact that school management still does not follow a democratic practice in schools, the managers still have possibilities that can be used as input for the construction of participative management and is something that is being built little by little, through mechanisms of participation, such as the creation of school councils, student associations, among others. Thus, it is concluded that in the schools studied there is a need to overcome authoritarian practices, aiming at the consolidation of a new management model. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Perspectivas | por |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.subject | Perspectives | eng |
dc.title | Desafios e perspectivas da gestão escolar: um estudo em escolas municipais de São Martinho/RS | por |
dc.title.alternative | Challenges and prospects of school management: a study in municipal schools of São Martinho/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva conhecer os principais desafios e perspectivas dos gestores/diretores de escolas públicas municipais de São Martinho/RS para a construção participativa da gestão escolar. Especificamente, busca conhecer a concepção de gestão que norteia o trabalho desenvolvido, refletir sobre o papel do gestor/diretor nas escolas em estudo e analisar os desafios e as perspectivas da gestão escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso do tipo descritivo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário aberto, semiestruturado, respondido pelas gestoras/diretoras das duas escolas participantes do estudo. Pode-se constatar, a partir dos dados coletados, que a participação da comunidade é fundamental para concretizar os caminhos democráticos que assim elevam a qualidade do ensino. No entanto, averiguou-se vários empecilhos para a efetivação da gestão democrática nas escolas pesquisadas, como falta de eleições de diretores, participação total da comunidade na construção do Projeto Pedagógico, participação ativa dos pais nas decisões e ações das escolas, pouca autonomia, entre outras. Como principais desafios destacados pelas gestoras/diretoras, destaca-se a falta de recursos humanos e financeiros, assim como dificuldade em contar com a participação da comunidade na escola. Apesar dos desafios encontrados e o fato da gestão escolar ainda não seguir uma prática democrática nas escolas, as gestoras/diretoras ainda apresentam possibilidades que servem de subsídios para a construção da gestão participativa e é algo que vem sendo construído pouco a pouco, por meio de mecanismos de participação, como criação de conselhos escolares, grêmio estudantil, entre outros. Assim, conclui-se que nas escolas pesquisadas há a necessidade de superar práticas autoritárias, visando a consolidação de um novo modelo de gestão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |