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dc.contributor.advisorDressler, Marlize
dc.creatorLongaray, Geruza Prestes da Silva
dc.date.accessioned2019-02-05T10:55:39Z
dc.date.available2019-02-05T10:55:39Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15547
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents a bibliographic study on State Education Plans (PEE) of the states of Paraná, Rio Grande do Sul and Santa Catarina states, specifically on the issue “Democratic School Management”; and also on the texts of GT4: State and Educational Policy (ANPEd-South), presented at the XI Scientific Meeting of the Southern Region, at the Federal University of Paraná (UFPR) in 2016, and published in their annals in 2017. The texts on democratic school management, were also analyzed in order to mark the construction of the presented diagnosis, the identification of challenges and advances in this area for the South Region. It was concluded that all the analyzed states have great challenges in the construction of this management model. However, many advances have been made by the GT4 researchers, among them, the fight for the strengthen of collegium that help directly the direction in the management school management; only with the constant research of all the segments of the school community is that quality of education that everyone wants can be achieved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectANPEd – Sulpor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectPlano estadual de educaçãopor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectState education planeng
dc.titleDesafios e avanços da gestão escolar democrática na rede pública estadual da Região Sul do Brasilpor
dc.title.alternativeChallenges and advances of democratic school management in public state scholls of the South Region Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre os Planos Estaduais de Educação (PEE) dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especificamente quanto ao tema da gestão democrática escolar; e também sobre os textos do GT4: Estado e Política Educacional, da ANPEd – Sul, apresentados na XI Reunião Científica da Região Sul, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2016 e, publicados nos Anais no ano de 2017. Foram analisados ainda textos sobre a gestão democrática escolar, para balizar a construção do diagnóstico apresentado e o apontamento de desafios e avanços nesta área para a região Sul do Brasil. Concluiu-se que todos os estados analisados possuem grandes desafios na construção desse modelo de gestão. Embora muitos avanços tenham sido apresentados pelos pesquisadores do GT4, entre eles, a luta pelo fortalecimento dos colegiados que auxiliam diretamente a direção, na gestão escolar; somente com a constante pesquisa de todos os segmentos da comunidade escolar é que se poderá conquistar a qualidade na educação que todos almejam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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