Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Marcos Britto
dc.creatorCarvalho, Vanessa Lorena Triches de
dc.date.accessioned2019-02-05T11:49:55Z
dc.date.available2019-02-05T11:49:55Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15549
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research analyzes the family participation in the school life of the students, especially the stage of early childhood education, forming a basis for the other stages. Its general objective is to reflect on aspects related to the relationship between family and school, highlighting the implications of this in the formation of the individual. As specific objectives, we tried to argue about the concept of childhood and its importance for the other stages of life; understand the historicity of what we now understand as Early Childhood Education; to analyze the meanings and values that the stage represents for the formation of the subjects; and, reflect on how School Management can contribute to the family's greater participation in school. The relevance of this research is justified by the fact that there is still a great difficulty of interaction between family and school. Therefore, it is necessary that efforts are directed to highlight this problem. Finally, the importance of the interaction between school and family is recognized, since the school alone can not assume the functions of teaching, which refer to formal education with the purpose of guaranteeing intellectual development through the teaching-learning process, and the education related to informal education, which occurs within the family, where the child learns mutual respect and coexistence with the rules demanded by society. In this way, the school has the role of reinforcing and adding, but never, to assuming the role of the family.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleA importância da gestão escolar na relação entre família e escola: uma análise da educação infantilpor
dc.title.alternativeThe importance of school management in the relationship between family and school: an analysis of child educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa faz uma análise da participação da família na vida escolar dos estudantes, principalmente etapa da educação infantil, a qual é a base para as demais etapas. Tem como objetivo geral refletir sobre aspectos relativos à relação entre família e escola, ressaltando as implicações desta na formação do indivíduo na infância (educação infantil). Utilizou-se como objetivos específicos: argumentar sobre o conceito de infância e sua importância para as demais etapas da vida; compreender a historicidade daquilo que hoje compreendemos como Educação Infantil; analisar os sentidos e valores que a etapa representa para a formação dos sujeitos; e, refletir sobre como a Gestão Escolar pode contribuir para que a família participe mais da escola. A relevância desta pesquisa justifica-se em razão de se observar que ainda existe uma grande dificuldade de interação entre família e escola na educação infantil. Portanto, faz-se necessário que esforços sejam direcionados para evidenciar tal problemática. Por fim, reconhece-se a importância da interação entre a escola e família, pois sozinha a escola não consegue assumir as funções de ensinar, estas, que se referem à educação formal com o intuito de garantir o desenvolvimento intelectual através do processo de ensino-aprendizagem, e o educar referente à educação informal, esta, que ocorre no âmbito familiar, onde a criança aprende o respeito mútuo e a convivência com as regras exigidas pela sociedade. Desta forma, reconhece-se que a escola tem o papel de reforçar e acrescentar, mas nunca, de assumir o papel da família.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto