Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPomnitz, Naila Cohen
dc.creatorSouza, Carla Adriana Carretts de
dc.date.accessioned2019-02-05T12:22:02Z
dc.date.available2019-02-05T12:22:02Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15552
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph aims to build, in partnership with the school community of the "Happy Childhood School", significant paths capable of contributing to the concretization and effectiveness, in a democratic way, of the Pedagogical Project of this Institution. During this work, the concept of Democratic Management and its challenges in the different school contexts will be approached, challenges related to the construction of the Political Pedagogical Project or Pedagogical Project, the importance of the participation of the school community and the Collegiate Organs in the process of elaboration or updating of these documents as well as in all other strategies related to the success of the teaching-learning process. Concluding with a case study, in which questionnaires were applied to the management team and parents of the school, considering the theories of Libane (2001), Ferreira (2007) and Lima (2013), in favor of the implementation of a Democratic Management by performance and not only by concession.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleProjeto pedagógico: da teoria à práticapor
dc.title.alternativePedagogical project: from theory to practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo construir, em parceria com a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil, por ora denominada “Escola Infância Feliz” (de caráter pública) caminhos significativos capazes de contribuírem para a concretização e efetivação, de forma democrática, do Projeto Pedagógico desta Instituição. No decorrer deste trabalho será abordado o conceito de Gestão Democrática e seus desafios nos diferentes contextos escolares, desafios estes relativos a construção do Projeto Pedagógico, a importância da participação da comunidade escolar e dos Órgãos Colegiados no processo de elaboração ou atualização destes documentos bem como em todas as demais estratégias relacionadas ao sucesso do processo ensino-aprendizagem. Concluindo com um estudo de caso, no qual utilizou- se de questionários aplicados à equipe diretiva e pais da escola, considerando as teorias de Libâneo (2001), Ferreira (2007) e Lima (2013), em prol da efetivação de uma Gestão Democrática por realização e não apenas por concessão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto