dc.contributor.advisor | Pomnitz, Naila Cohen | |
dc.creator | Souza, Carla Adriana Carretts de | |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T12:22:02Z | |
dc.date.available | 2019-02-05T12:22:02Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15552 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This monograph aims to build, in partnership with the school community of the "Happy Childhood School", significant paths capable of contributing to the concretization and effectiveness, in a democratic way, of the Pedagogical Project of this Institution. During this work, the concept of Democratic Management and its challenges in the different school contexts will be approached, challenges related to the construction of the Political Pedagogical Project or Pedagogical Project, the importance of the participation of the school community and the Collegiate Organs in the process of elaboration or updating of these documents as well as in all other strategies related to the success of the teaching-learning process. Concluding with a case study, in which questionnaires were applied to the management team and parents of the school, considering the theories of Libane (2001), Ferreira (2007) and Lima (2013), in favor of the implementation of a Democratic Management by performance and not only by concession. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.title | Projeto pedagógico: da teoria à prática | por |
dc.title.alternative | Pedagogical project: from theory to practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo construir, em parceria com a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil, por ora denominada “Escola Infância Feliz” (de caráter pública) caminhos significativos capazes de contribuírem para a concretização e efetivação, de forma democrática, do Projeto Pedagógico desta Instituição. No decorrer deste trabalho será abordado o conceito de Gestão Democrática e seus desafios nos diferentes contextos escolares, desafios estes relativos a construção do Projeto Pedagógico, a importância da participação da comunidade escolar e dos Órgãos Colegiados no processo de elaboração ou atualização destes documentos bem como em todas as demais estratégias relacionadas ao sucesso do processo ensino-aprendizagem. Concluindo com um estudo de caso, no qual utilizou- se de questionários aplicados à equipe diretiva e pais da escola, considerando as teorias de Libâneo (2001), Ferreira (2007) e Lima (2013), em prol da efetivação de uma Gestão Democrática por realização e não apenas por concessão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |