Gestão escolar na educação infantil: desafios e concepções
Resumo
Este trabalho investiga as concepções e desafios da gestão educacional na educação infantil, considerando a repercussão destas concepções na prática cotidiana dos gestores que atuam em escolas de educação infantil na intenção de oferecer uma educação de qualidade. Esta monografia tem como objetivo geral analisar a atuação da gestão escolar e as implicações desta para a melhoria na qualidade em educação infantil. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, principalmente as bibliografias de Lück (2000, 2008, 2010) e Libâneo (2004) que discutem a função do gestor escolar em uma escola democrática, como também outros diversos autores que têm como foco de trabalho a gestão escolar, através da prática de trabalho do gestor escolar e dos desafios encontrados. Os dados obtidos por meio da literatura corrente acerca do tema foram, assim, analisados e interpretados a partir das categorias “qualidade na educação infantil” e “gestão escolar”. Verificou-se que os desafios apresentados aos gestores escolares estão relacionados às particularidades das práticas pedagógicas desenvolvidas, às condições de trabalho oferecidas aos profissionais que trabalham na instituição, bem como a formação continuada. Estes desafios, superados, auxiliarão a gestão escolar na busca da esperada educação infantil de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: