dc.contributor.advisor | Pomnitz, Naila Cohen | |
dc.creator | Braz, Irene de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T12:34:43Z | |
dc.date.available | 2019-02-05T12:34:43Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15553 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work investigates the conceptions and challenges of educational management in children 's education, to analyze the repercussion of these conceptions in the daily practice of managers who work in kindergarten schools with the intention of offering a quality education. This monograph aims to analyze the performance of school management and its implications for improving quality in early childhood education. The methodology used to carry out this research will be the bibliographical research, mainly the bibliographies of Lück (2000, 2008, 2010) and Libâneo (2004) who interpret well the role of the school manager in a democratic school, as well as several other authors who have as a focus of work the school management, through the work practice of the school manager and the challenges encountered. The data obtained through current literature on the subject were analyzed and interpreted from the categories "quality in early childhood education" and "school management". It was verified that the challenges posed to the school managers are related to the quality of the pedagogical practices developed, the working conditions offered to the professionals working in the institution, as well as the continuous training. These challenges, overcome, will help school management in the pursuit of expected quality child education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Desafios da gestão | por |
dc.subject | School manager | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.subject | Challenges of management | eng |
dc.title | Gestão escolar na educação infantil: desafios e concepções | por |
dc.title.alternative | School management in child education: challenges and conceptions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga as concepções e desafios da gestão educacional na educação infantil, considerando a repercussão destas concepções na prática cotidiana dos gestores que atuam em escolas de educação infantil na intenção de oferecer uma educação de qualidade. Esta monografia tem como objetivo geral analisar a atuação da gestão escolar e as implicações desta para a melhoria na qualidade em educação infantil. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, principalmente as bibliografias de Lück (2000, 2008, 2010) e Libâneo (2004) que discutem a função do gestor escolar em uma escola democrática, como também outros diversos autores que têm como foco de trabalho a gestão escolar, através da prática de trabalho do gestor escolar e dos desafios encontrados. Os dados obtidos por meio da literatura corrente acerca do tema foram, assim, analisados e interpretados a partir das categorias “qualidade na educação infantil” e “gestão escolar”. Verificou-se que os desafios apresentados aos gestores escolares estão relacionados às particularidades das práticas pedagógicas desenvolvidas, às condições de trabalho oferecidas aos profissionais que trabalham na instituição, bem como a formação continuada. Estes desafios, superados, auxiliarão a gestão escolar na busca da esperada educação infantil de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |