O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na gestão educacional de Novo Hamburgo/RS: desafios e avanços
Resumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre os desafios e avanços do uso
das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na gestão educacional
de algumas das escolas da rede municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. O
objetivo geral da investigação foi identificar como vem se constituindo a trajetória de
implementação das TDIC no âmbito da gestão educacional da cidade de Novo
Hamburgo/RS, no período de 2016-2018, levando em consideração seus desafios e
avanços. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa envolveram a
identificação dos desafios e avanços do uso das TDIC na gestão educacional, a
investigação o uso das TDIC no processo de gestão escolar do município de Novo
Hamburgo e a análise dos avanços na gestão educacional promovidos pela
utilização de novas tecnologias. A metodologia escolhida insere-se na perspectiva
qualitativa, utilizando do método de estudo de caso. A coleta das informações se
deu através da aplicação de questionários em três (3) escolas municipais e um setor
da secretaria de educação da cidade. A análise dos dados coletados se deu em
diálogo com os autores: Alves (2014), Moran (2007), Ruiz e Camas (2014), Linassi
(2015), entre outros. Através dos resultados obtidos, foi possível identificar os
avanços quanto a inserção das TDIC no processo de gestão, como também
identificar desafios principalmente no que tangem a formação, protagonismo e
compartilhamento dos processos de gestão entre as escolas e a secretaria de
educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: