Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.creatorNeumann, Micheline Krüger
dc.date.accessioned2019-02-05T14:42:10Z
dc.date.available2019-02-05T14:42:10Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15559
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEducation is a subject that has always been a source of warm discussions and oppositions. The debates have been complex and difficult, because most of the time it is not only about the certainty of need for change, but it is about how this change will be implemented. The main objective of this work is to understand what elements are necessary to think about the pedagogical political project of a school for the 21st century, considering possibilities to improve the education quality. In order to do so, this research, which was carried out in a qualitative way, analyzes the Pedagogical Political Project of an Innovative School (a School for the 21st Century) and makes an analysis of literature and legislation. Educational policies and organizational and curricular directives, which are foreseen in the Federal Constitution of 1988, have intentions, which are beyond of school’s organization, structure and management. They have intentions, values, attitudes and practices that will influence the student’s education. Therefore, in the elaboration or reconstruction of the Political Pedagogical Project, the participants of this process must be aware about their value for the functioning of the school as a place where it is possible to acquire, construct and reconstruct knowledge, which the community really needs. Amid so many transformations in the 21st century, the world is experiencing a cultural and technological revolution. This implicates a constant rethinking about education. There is a need to review the real function of the education and of the school, which also demands a replanning of the teaching and learning dynamics reorganization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSéculo XXIpor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectXXI centuryeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.titleProjeto polítivo pedagógico de uma escola do século XXI: entre desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativePedagogical political project of a XXI century school: amid challenges and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação é um tema que sempre foi fonte de debates e embates calorosos. Debates complexos e difíceis, pois na maioria das vezes não se trata somente da certeza da necessidade de mudanças, mas sim de como essas serão ou não implementadas. Este trabalho tem por objetivo principal compreender quais os elementos necessários para se pensar o projeto político pedagógico de uma escola para o século XXI, considerando possibilidades de melhoria na qualidade do ensino. Para tanto, buscou-se a pesquisa qualitativa, ao analisar o Projeto Político Pedagógico de uma Escola Inovadora (Escola para o Século XXI), juntamente com a análise de revisão da literatura e da legislação. As políticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares, que são previstas a partir da Constituição Federal de 1988, têm intenções que vão além da organização, estrutura e gestão da escola, essas são portadoras de intenções, valores, atitudes e práticas que irão influenciar a formação dos alunos. Portanto, na elaboração ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico é necessário que os participantes desse processo tenham conhecimento da sua importância para o funcionamento da escola como um local onde se adquire, construa e reconstrua conhecimentos que a comunidade realmente necessita. Em meio à tantas transformações, em pleno século XXI o mundo vive uma revolução cultural e tecnológica. Isso implica num constante repensar da educação. Há necessidade de revisões sobre a real função da educação e da escola, o que demanda também, o replanejamento da reorganização da dinâmica de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto