A gamificação como aliada à gestão educacional
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Data
2018-12-01Autor
Jaeger, Caroline de Andrade
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Diante das diversas transformações políticas e sociais que ocorreram ao longo dos
anos e, que impactaram diretamente nas configurações da gestão da educação, o
seu caráter administrativo, até então pautado na supremacia do diretor, deu lugar ao
conceito de gestão, definida em uma perspectiva democrática com o intuito de
promover maior qualidade da instituição de ensino. Porém, nem sempre essa
abordagem é facilmente desenvolvida, pois nem todos os sujeitos envolvidos
conseguem compreender de fato os processos que envolvem uma instituição, suas
problemáticas e desafios, passando a contribuir com decisões importantes através
de um olhar superficial sobre o cenário. Desse modo, surge a ideia de unir a gestão
escolar à gamificação, visto que uma proposta gamificada tem a capacidade de
promover o engajamento, a colaboração e a cooperação dos sujeitos, tornando-os
protagonistas de todo o processo educacional. Tendo em vista esses aspectos, esse
trabalho busca problematizar o desdobramento de uma concepção pautada na
conexão da gamificação à gestão educacional. Como fio condutor dessa pesquisa,
apresenta a seguinte problemática: Como a gamificação contribui para os processos
de gestão escolar numa perspectiva de engajamento em equipe? Em seu objetivo
geral, busca-se compreender as possibilidades da gamificação integrada ao
contexto da gestão escolar, de maneira a propiciar o engajamento da equipe
gestora. Para isso, utiliza-se metodologia de cunho qualitativo, de natureza aplicada,
pautada em estudos bibliográficos que visam colaborar para uma reflexão acerca
das possibilidades que essa fusão pode proporcionar à qualidade da gestão escolar.
Ao final, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da
Gestão Escolar, concluindo-se que ela poderia contribuir de forma significativa para
o engajamento da comunidade escolar, estimulando a cooperação e a colaboração
do grupo, que passam a perceber as necessidades da escola por meio da imersão
que os games possibilitam, buscando soluções efetivas para cada problema
encontrado, tendo a tecnologia como aliada a esse processo. Políticas públicas
educacionais garantem que os princípios democráticos devem ser colocados em
prática no dia a dia das escolas, através da participação da comunidade escolar nas
tomadas de decisões. E para isso, percebeu-se que gamificação tem muito a
contribuir, permitindo que se compreenda melhor as necessidades da instituição,
buscando soluções efetivas de forma coletiva e colaborativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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