dc.contributor.advisor | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.creator | Neusser, Adriana Rauber | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T10:41:04Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T10:41:04Z | |
dc.date.issued | 2018-11-26 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15563 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work, linked to the LP2 research line, aimed to investigate the ways in which managers mediate and intervene in relation to the continuous progression of learning of students' in the literacy cycle in a public school based on the PNAIC proposal. Therefore, the following specific objectives were outlined: carry out bibliographic studies on the proposal for continuous progression of learning of the PNAIC, analyze referrals made by managers from this continuous learning, evidence of the proposal for continued progression of the PNAIC and also analyze referrals made by managers on the literacy cycle. In face of the research problem, a qualitative methodological approach was chosen, aiming at a case study, as a tool for data collecting, interviews were conducted with a questionnaire composed of 4 questions. The research collaborators are coordinators and managers who participate in the continuous learning PNAIC of a municipal school in Santa Maria-RS. In order to carry out the research, references were used as: Ferreiro(1996/1999), Lück(2009), Antunes and Leão(2018), Leão(2016) and making use also of guiding documents for the PNAIC program, among other contributions. The research discussed the formal commitment assumed by the PNAIC program and all its implications in the educational field, contributing to subsequent practices. This study makes possible to understand the relevance of the continuous progression of learning and how it is constituted from the PNAIC during the literacy cycle. The conclusion is that the active participation of all those involved and the support of school management and coordination are of significant importance in the course of continuous learning, so that the proposals resulting from such training can be carried out at school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) | por |
dc.subject | Progressão continuada das aprendizagens | por |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Continued progression of learning | eng |
dc.subject | Literacy cycle | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | O Pnaic e a progressão continuada: intervenções de gestores com alunos do ciclo de alfabetização | por |
dc.title.alternative | Pnaic and continued progression: interventions of managers with students of the literacy cycle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa LP2 teve por objetivo investigar as formas pelas quais os gestores mediam e interveem em relação à progressão continuada de aprendizagens de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola pública a partir da proposta do PNAIC. Para tanto, delineou-se os seguintes objetivos específicos: realizar estudos bibliográficos sobre a proposta de progressão continuada das aprendizagens do PNAIC, analisar encaminhamentos realizados pelos gestores a partir desta formação continuada, evidenciar a proposta de progressão continuada do PNAIC e também analisar encaminhamentos realizados pelos gestores sobre o ciclo de alfabetização. Diante do problema de pesquisa optou-se por uma abordagem metodológica de cunho qualitativo visando um estudo de caso, como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com questionário composto de 4 questões. Os colaboradores da pesquisa são coordenadores e gestores que participam da formação continuada PNAIC de uma escola municipal do município de Santa Maria-RS. Para a realização da pesquisa foram utilizados referencias como: Ferreiro(1996/1999), Lück(2009), Antunes e Leão(2018), Leão(2016) e fazendo uso também dos documentos norteadores do programa PNAIC, entre outros aportes. A pesquisa realizada buscou discutir o compromisso formal assumido pelo programa PNAIC e todas as suas implicações no campo educacional, contribuindo com práticas posteriores. A partir deste estudo foi possível depreender a relevância da progressão continuada de aprendizagens e como ela se constitui a partir do PNAIC durante o ciclo de alfabetização. Conclui-se como sendo de significativa importância no andamento de uma formação continuada a participação ativa de todos os envolvidos e o suporte da gestão e coordenação escolar a fim de poderem ser efetivadas na escola as propostas advindas de tal formação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |